E aí, Orkut ou Facebook?

E aí, Orkut ou Facebook?

 

Quando criei um perfil no Facebook, há 3 anos, uma amiga me encontrou por lá e deixou a primeira mensagem do meu wall: “A troco de que você fez um perfil aqui?”. Na época os únicos brasileiros que se cadastravam no site tinham morado em outro país ou tinham vários amigos estrangeiros. Pela surpresa dela vocês devem imaginar que não era o meu caso. Nessa mesma época os brasileiros já estavam muito familiarizados com o Orkut e a surpresa aparecia quando alguém dizia que não tinha um perfil lá.

Bom, como sempre, as coisas estão mudando. Minha timeline do Facebook, que até poucos meses era quase toda em inglês, de repente foi dominada por participações em português. Pois é, mais brasileiros estão descobrindo o Facebook. Você já tem ou pretende ter perfis no Orkut e Facebook?

Sim, essas redes tem semelhanças…

Em 2004 as redes sociais Facebook e Orkut foram lançadas, ambas sem grandes pretensões:

Em fevereiro Mark Zuckerberg, estudante norte-americano, e co-fundadores lançaram o Facebook enquanto estavam em seus dormitórios na Harvard, com o intuito de compartilhar a vida social universitária no meio online.

Poucos meses depois, em julho, Orkut Büyükkökten, engenheiro de softwares do Google e de nacionalidade turca, finalizou um projeto pessoal. Surge, então, o site de relacionamento com o mesmo nome do seu criador, destinado à comunicação entre funcionários da empresa e seus amigos.

Mas as diferenças são muitas…

Ok, ambas as redes foram criadas no mesmo período e com o objetivo de interação online que facilitasse a vida offline. As semelhanças param por aqui, pois o Orkut caiu nas graças apenas dos indianos e brasileiros, enquanto o Facebook decolou e virou até roteiro de filme.

mapa dos usuários do facebook no mundo

Mapa social dos usuários do Facebook no mundo

(fonte: Blog Estadão)

Um engenheiro do Facebook criou o mapa acima a partir das conexões entre 10 milhões de usuários da rede social. Estatísticas mostram que há mais de 500 milhões de usuários no Facebook, ou seja, mesmo que essa imagem impressione por mostrar a abrangência da rede, ela traz dados de localização de apenas 2% dos usuários. E esse número é crescente. O Facebook conquista, inclusive, um dos países onde o Orkut liderava. A Índia também preferiu o Facebook:

Redes Sociais mais utilizadas na Índia:                      em julho Facebook ultrapassa Orkut e conquista o primeiro lugar

(fonte: comScore)

Quando o Orkut foi lançado, o porta-voz do Google David Krane afirmou que, apesar do projeto ser afiliado com a empresa e acreditarem na importância de redes sociais, não estavam formalmente comprometidos com essa rede social. Ou seja, estavam encarando como um teste. Prova disso foi a demora para começar a fazer melhorias no sistema: apenas 3 anos após seu lançamento, o Orkut lança nova interface.

Provavelmente esse longo tempo que levou para acreditarem no projeto tenha resultado na falta de sucesso do Orkut em outros países. Agora que a rede social do Google já perdeu liderança na Índia e a participação de brasileiros no Facebook vem aumentando, o Orkut surge com várias novidades na tentativa desesperada de manter seus usuários:

– Agosto 2010: Foi lançado Grupos de Amigos, que permite melhor interação e mais privacidade (esse ponto acredito ser uma vantagem sobre o Facebook, que parece preocupar-se com esse ponto cada vez menos);

– Novembro 2010: Orkut segue os passos do Foursquare e recompensa com selos para os usuários:

selos no orkut

– Dezembro 2010: Foi anunciado que o Orkut permitirá indexação de suas comunidades pelo Google (Facebook já havia aberto suas páginas de fãs em fevereiro).

Bom, por enquanto o Orkut continua sendo a rede social favorita dos brasileiros, mas a linha azul, que reprenta o Facebook, vem crescendo:

Orkut e Facebook no Brasil

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.