Mulheres, tecnologia, comunicação e pluralidade

Mulheres, tecnologia, comunicação e pluralidade

Hoje, dia 8 de março, é “comemorado” o dia internacional da mulher. E esse texto é uma homenagem às mulheres que abriram caminho no mundo da tecnologia e comunicação. Para elas, nosso muito obrigada.

Há mais de uma teoria explicando o porquê dessa data ter sido estipulada. Uns dizem que é graças ao dia da mulher socialista, outros em memória de muitas operárias mortas em um incêndio. O fato é que esse dia é conhecido também por ser aquele em que recebemos flores e somos elogiadas por nossa sensibilidade, beleza e tolerância. Mas, por que não mudarmos a dinâmica e falarmos da força, inteligência e ousadia de nossas antecessoras? Isso tudo para servir de inspiração para vocês, suas lindas.

É notável que a força de trabalho feminina a cada dia se faz mais presente em áreas predominantemente – e culturalmente tidas – masculinas. Como nas forças armadas, na polícia e também na área tecnológica.

ada love

Não queremos mais esse discurso obsoleto, ok?! Via Coder Grrrls

A história do desenvolvimento da internet é uma das melhores partes disso que chamamos “história da humanidade”. Isso porque ela quebrou barreiras, além de ser uma excelente ferramenta para superar e subverter valores estabelecidos. Agora sim, depois dessa longa introdução, vamos apontar algumas mulheres que ajudaram a começar essa odisseia.

Ada Augusta Byron King, mais conhecida como Ada Lovelace, filha do poeta Lord Byron, criou um programa, em 1843, que melhorou o funcionamento da máquina analítica de Babbage. E foi por isso que uma linguagem de programação foi batizada de ADA.

Em meados dos anos de 1950, Grace Hopper, uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos – que também era graduada em matemática e física – criou uma linguagem chamada “Flow-Matic”. Esse trabalhou foi a base para a criação do Cobol que por sua vez é uma linguagem destinada aos negócios.

Outro nome que não podemos esquecer é Melba Roy líder do grupo de matemáticos da NASA, conhecidos como computadores, que descobriram os Satélites Echo. Isso em 1964.

Atualmente, também temos grandes nomes no mundo da internet, tecnologia e comunicação – que é essa nossa área de atuação. Alguns exemplos:

Nadia Heninger, da Universidade de Princenton, escaneou a Internet inteira encontrando centenas de milhares de casos de conexões inseguras na Internet;

Ana Domb, Costa Rica-Chile, é uma pesquisadora que estuda sistemas de distribuição e reflete sobre as intersecções entre cultura e tecnologia;

Marisa Mayer, a nova CEO do Yahoo;

Sheryl Sandberg, chefe de operações no Facebook, antes disso trabalhou para o Google e o Banco Mundial;

Kimberly DeCarlis, vice-presidente de Marketing corporativo da Citrix Systems;

Maya Strelar-Migotti, vice-presidente de Desenvolvimento de IP e de banda larga da Ericsson;

Judith Sim, vice-presidente Sênior e Diretora de Marketing da Oracle Corporation.

Na área de SEO, não podemos esquecer-nos de citar Martha Gabriel, consultora na área de Marketing Digital e Redes Sociais, diretora de tecnologia da New Media Developers. Além de:

• Gillian Muessig, presidente e co-fundadora do SEOmoz;

Debra Mastaler, presidente da Aliança-Link;

• Bonnie Burns, mais de 15 anos de experiência em SEO.

Aqui também vai nossa homenagem às integrantes do SEO de Saia. Por falar nisso, temos algumas delas aqui na agência. Digam olá para Carol Ramalho,coordenadora geral e para a nossa CEO Manuela Sanches.

Aliás, por falar nisso, a agência é composta por muitas mulheres. Somos 18, com diferentes histórias, percursos e interesses, um grupo plural como são as mulheres, não é mesmo? Somos mães, amigas, trabalhadoras, estudantes, cinéfilas, dançarinas, cantoras, fotógrafas e o que der na telha. Simplesmente porque podemos! Caso queira nos conhecer melhor é só espiar o texto do ano passado: aqui.

E, a propósito, é preciso ressaltar que a exemplo das grandes e históricas profissionais citadas acima,  a cultura de motivação e reconhecimento dentro das empresas é fundamental. Com isso, mais e mais mulheres farão parte desse maravilhoso mundo da internetwebz.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.