Marketing de Conteúdo: Step By Step (oh baby)

Marketing de Conteúdo: Step By Step (oh baby)

O marketing de conteúdo é uma estratégia que ganhou maior importância em meados de 2012. Não apenas porque posicionar um site no Google se tornou mais difícil, mas também porque o público alvo ficou mais exigente e, com as redes sociais, ter conteúdo próprio tornou-se algo obrigatório.

Estratégia de MKT de conteúdo

Instituto de Marketing de Conteúdo define com clareza no que consiste tal estratégia: “A geração de conteúdo de valor relevante, direcionado para as pessoas certas, com o objetivo de atrair e engajar os clientes em ações lucrativas”. A vantagem dessa estratégia é, como o Rafael Rez Oliveira bem explica nesse vídeo, que “você consegue tornar os seus clientes nos seus melhores vendedores”.

A criação de conteúdo para sua marca deve começar, portanto, com um planejamento. E se você ainda é um new kid on the content marketing block, KEEP CALM porque aqui vão algumas sugestões para organizar sua estratégia de conteúdo:

Step 1 Objetivo

Saber aonde você quer chegar é essencial para definir o caminho a ser trilhado. Ao estabelecer isso, seja ousado, porém realista; crie metas que realmente podem ser alcançadas tanto a longo, médio e curto prazo.

Alguns dos objetivos mais comuns são: aumentar vendas, ganhar seguidores, fidelização e tornar-se referência no setor.

Step 2 Publico alvo

Estabeleça o seu público alvo. Uma vez definido, procure conhecê-lo bem, isso permitirá que você crie o conteúdo que se encaixa nas necessidades e exigências deles. Lembre-se ainda que nem sempre a preferência do público geral é a preferência do seu público alvo. Ou seja, intuição não é suficiente, é preciso estudo e pesquisa.

Step 3 Ferramenta(s)

As ferramentas dentro do marketing de conteúdo dizem respeito aos meios que você irá usar em sua campanha. Entre elas, podemos citar: blog, redes sociais, podcasts e vídeos, por exemplo.

Não existe uma ferramenta que seja obrigatória, mas vamos combinar que algumas são cruciais para sua marca! O Facebook, por exemplo, é uma delas. A probabilidade de que seus clientes (fidelizados ou não) procurem pela Fan Page de sua empresa é enorme.

Outra ferramenta importante é o blog. Nele você pode aprofundar seu conteúdo e criar artigos ricos, que podem ser complementados com outros tipos de conteúdo, como imagens, vídeos e infográficos, por exemplo. E tem mais: a relevância de tal estratégia influencia não apenas o seu público alvo, mas também os motores de busca.

Redes sociais, no geral, são ótimas ferramentas. Para escolher a mais adequada à sua empresa, leve em consideração seu público e a forma de conteúdo utilizado. Por exemplo, produziu imagens interessantes? Prefira divulgá-las no Instagram ou Pinterest. Fez algum vídeo legal? Mande para o Youtube ou Vine! E assim por diante.

Importante: cada plataforma possui características especificas, então o ideal é que o seu conteúdo seja criado levando em conta as características de cada site.

Step 4 Execução

Este é o grande momento: colocar seu planejamento a prova!
A criação do conteúdo é parte importante da execução e, independente da mídia que você escolher, é preciso dar preferência à qualidade e relevância do seu conteúdo. O Marcus, aqui da Enlink, escreveu um texto bem interessante sobre conteúdo de qualidade para SEO, clique aqui para conferir.

Step 5 Medindo resultados

Essa etapa deve andar de mãos dadas com o 4° passo. Medir e analisar seus resultados é a melhor maneira de saber na prática o que o seu público quer, o que está sendo feito certo e o que precisa mudar.

A mensuração dos resultados depende do seu objetivo inicial. Então, eles podem variar de caso para caso. Por exemplo, se o seu objetivo é chamar as pessoas para o seu site e, para isso você usa uma postagem no Facebook, ela recebe 100 likes, 50 compartilhamentos, mas nenhum desses usuários chegou a visitar o site, então apesar do engajamento, o objetivo fracassou.

Se você trabalha com objetivo de alcançar tráfego, o Analytics é uma boa ferramenta pra mensurar. Caso a intenção seja presença e fixação da marca, a quantidade de interação do usuário com a empresa é o que deve ser levado em conta. Para isso, você encontra o Insights no Facebook, relatórios no Hootsuite, Analytics no Youtube, Ranking no iTunes e assim por diante.

Esses são, basicamente, os principais passos estratégicos dentro do marketing de conteúdo. É um processo longo e que demanda tempo, mas essencial para o bom andamento de uma campanha. E não desanime! O método estratégico deve ser constante e a recompensa vem no tempo certo: reconhecimento, influência e relevância no mundo online.

Comments

comments

Estudante do curso de Letras Português/Inglês na UDC, já passou pelos cursos de enfermagem e jornalismo até encontrar o curso que está atualmente - com o qual se identifica de verdade! Gosta de dedicar o tempo livre a filmes, séries e livros, mas sempre deixando tempo extra para uma passada na cozinha e para dar atenção aos 4 cachorros mais lindos do mundo.