Guest Post: dicas para encontrar e avaliar oportunidades

By 22 de maio de 2013 Link Building

guest post ou guest blog é a tendência do momento para link building. Escrever um post como convidado de um blog pode ser uma estratégia que traz benefícios para o marketing digital, pois é um meio de atrair usuários e um público do mesmo nicho da empresa que talvez ainda não conheça o blog/site, além disso, faz parte das atividades consideradas “white-hat” em SEO (se feito corretamente).

…………….……….guest-post-.……

A principal vantagem do guest post é que através dele é possível conhecer novas opiniões do nicho, manter um relacionamento saudável com os influenciadores diretos do mercado e estabelecer uma nova interação de visitantes com o site. Fora que a divulgação da empresa em um site de qualidade também conta muito!

Na verdade, o que faz esta estratégia tão popular é o fato de que estar neste mundo tão social e lidar com as transformações rapidamente, faz com que pessoas e empresas precisem, obrigatoriamente, tornar-se social também, não é? Ou seja, quem ainda não se esforça para conhecer seu próprio público e participar ativamente do mercado, tende a perder força, espaço, tráfego de qualidade e principalmente as oportunidades de relacionamento e valor, pois é isso que a estratégia de guest post busca fortalecer.

Diante desses benefícios, é possível verificar a importância da estratégia para divulgar um conteúdo de qualidade, variado, exclusivo e atual, para uma audiência totalmente relacionada ao nicho. Parece fácil, não é? E seria, se todos os blogueiros aceitassem este tipo de ação, mas infelizmente ainda não é a realidade. É preciso pesquisar e muito!

Por isso, aqui vão algumas dicas para começar o levantamento e avaliar os sites que encontrar, que são dois passos importantíssimos em uma estratégia de guest post.

Comece pelo levantamento!

Existem diversas formas de encontrar sites, a Alice até já passou algumas dicas, mas existem outras ferramentas, pagas e gratuitas, que podem ajudar muito na hora do “sufoco”.

1– Sites similares

Já encontrou um site legal, mas ainda precisa de outros? Então, a dica é baixar a ferramenta Similar Sites, disponível na loja de aplicativos do Chrome e para outros navegadores também.

A partir de um site, esta ferramenta mostra outras opções com conteúdo semelhante. Não é muito confiável, mas pode ajudar um pouquinho se precisar.

similar sites

Ela funciona da seguinte forma, estando em qualquer site, basta clicar no ícone da barra no Chrome e então mostrará mais 10 opções, a facilidade da ferramenta é que mostra uma imagem de cada site com o nome e snippet. Assim, é possível saber rapidamente se vale à pena clicar e avaliar melhor.

Se precisar de mais opções, basta clicar em “get more results” e o será redirecionado para a página do aplicativo, que listará mais opções. É super fácil e prático de usar, não tem muito segredo.

Nota: O Google também tem seu aplicativo que faz o mesmo serviço, chamam-se “Páginas semelhantes do Google” e funciona da mesma forma.

2 – Fresh Web Explorer

Ferramenta para monitorar menções sobre um determinado assunto, com ele é possível ver os resultados mais recentes divulgados na web, em fóruns, blogs e press releases.

fwe

Com FWE pode-se fazer uma pesquisa por uma determinada URL ou ainda por determinadas palavras-chave, o que no caso tem mais sentido para o levantamento, ou seja, digite a palavra que deseja e a página exibirá os resultados, depois é só avaliar os sites. O problema é que para usá-la é necessário ter assinatura no SEOMoz.

3 – Bluenod

É uma ferramenta muito simples para visualizar comunidades a partir de um determinado perfil do Twitter, ou seja, ela permite explorar o perfil de pessoas e empresas mais influentes.

blue

Na caixa de busca do aplicativo, você insere o @username da pessoa ou a #hastag que pretende avaliar, então é realizada a busca que mostrará os perfis mais influentes sobre aquele assunto. O tamanho do círculo é que indica a relevância.

Para o levantamento pode ser usado como uma opção para encontrar influenciadores de um determinado nicho, depois é só clicar no perfil e ver se a pessoa possui um blog. Fácil, não é?

Aos poucos você irá descobrir outras opções para fazer o levantamento, mas a principal questão é a atenção para não sair muito do próprio nicho, pois quanto maior a relação do seu site com o blog que encontrou maior será a relevância do guest post.

Achei um blog, o que faço?

Agora começa a parte que precisa ser mais criterioso: a avaliação! Não é qualquer site que pode ser escolhido para enviar a requisição. Lembre-se sempre que se o seu conteúdo for de qualidade, o blog também precisa estar no mesmo nível, tanto em relação ao nicho quanto no critério de qualidade. Faça um check-list que ajudará muito.

……………………….avaliar…….

Por isso, investigue, estabeleça critérios para a escolha de blogs, não saia despejando conteúdo para todos os lados, além disso, existem outras dicas, veja só:

1 – Verifique a relação com o nicho: se o seu site vende acessórios para informática, não é interessante enviar um guest post para um blog de moda, pois provavelmente não é o seu público-alvo, e por tanto, pode trazer uma experiência negativa para os leitores. O nicho não precisa ser idêntico, mas precisa de alguma forma ter relação.

2 – Propaganda: propaganda em excesso no blog causa uma poluição visual muito grande, sites com adsense em formato de imagens e em palavras, sobrecarregam o artigo com assuntos indesejados e deixam a leitura desagradável. Outra questão, é que esse tipo de blog, geralmente tem um conteúdo de baixa qualidade. Não é sempre, mas acontece. Tenha cuidado!

3 – Erros ortográficos: ao encontrar um site, leia atentamente alguns posts já publicados. É claro que os erros podem acontecer, mas se a frequência é muito grande é melhor tomar cuidado.

4 – Categoria para convidados: se você encontrou um blog que possui algum aviso de que aceita parcerias, a probabilidade do blogueiro aceitar o seu conteúdo será maior. Então, aproveite e pesquise por blogs com categorias:

  • Escreva para nós
  • Seja um parceiro
  • Guest Post
  • Envie seu post
  • Contribua
  • Faça parte da nossa equipe

5 – Experiência: avalie como será a experiência do seu público no site. Analise o layout, estrutura de pesquisa e categorias, se você não tiver uma experiência positiva, pode ser que os outros leitores também não tenham e isso não é bom.

6 – Métricas: verificar as métricas do blog é muito importante, elas ajudam a ditar a qualidade do domínio e se existe uma audiência significativa e engajada. A quantidade de interação dos seguidores e fãs também conta, pois cada vez mais os buscadores têm considerado esses sinais.

7 – Organização: sempre que começar uma estratégia este será um dos principais fatores, e para o levantamento, não é diferente. O ideal é criar um documento com blogs que já entrou em contato e os que foram reprovados por sua análise. Assim, evita-se entrar em contato repetidamente com o mesmo blogueiro ou avaliar duas vezes um blog.

8 – Percepção: é possível fazer uma lista enorme com dicas, mas o que vale nesse momento é a percepção sobre o blog, o chamado “feeling”, existe critérios que fazem desconsiderar um blog de cara, mas alguns pontos podem ser deixados de lado quando algo supera as expectativas.

Ou seja, procure muito e só depois de avaliar o site é que deve entrar em contato com o webmaster e sugerir o interesse na parceria. E, então, se o blogueiro aprovar a requisição, comece a criação de um conteúdo novo e exclusivo, fique preparado para escrever sobre qualquer assunto relacionado ao seu nicho.

E depois?

Depois de ter o conteúdo publicado, agradeça a parceria e mantenha o diálogo com o blogueiro, adicione-o nas redes sociais, mostre que está ativo e se puder, envie mais artigos. Ou então, comece tudo outra vez e encontre novas oportunidades. O trabalho pode ser contínuo e só a prática levará a perfeição.

Em resumo, o trabalho de levantamento de oportunidades para inserir um guest post é inicialmente muito difícil e deve ser feito de forma cautelosa e criteriosa, mas se feito corretamente trará grandes benefícios para o site. E outra, com o tempo ganha-se experiência e percebe-se como é fácil conseguir um link de qualidade.

E você, tem outra dica de levantamento e critérios para avaliação? Comente.

Bom trabalho! 🙂

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Katleen Abdala

About Katleen Abdala

Bacharel em Hotelaria, entrou para o mundo de Marketing Digital em 2011, quando começou a trabalhar como Social Media. Atualmente, trabalha como Coordenadora na Enlink. Nas horas vagas adora passar o tempo com seus pets.

9 Comments

  • Ana Carolina disse:

    Muito bom! Parabéns.

  • Excelentes as dicas, guest post é uma poderosa técnica para obter backlinks. To testando as ferramentas citadas e já encontrei três blogs do meu nicho com um pagerank e público consideráveis, agora é prospectar. ValeuUuu Katleen

  • Erico Rocha disse:

    Fantástico o teu texto, muito claro e objetivo!
    Depois de criado alguns guest blogs, como podemos mensurar os resultados obtidos? Tens alguma dica?

    • Olá Erico, que bom que gostou! Fico muito feliz.

      Sobre a sua questão, tudo depende do que você deseja mensurar. eheh
      Primeiramente é possível analisar os sinais sociais dos artigos publicados nos blogs, isto é feito através dos plugins incorporados no site, se tiver um alto número de compartilhamentos e comentários nos seus artigos, algo está dando certo.

      Além disso, você precisa saber o objetivo principal do link incorporado no guest blog, se é gerar tráfego, cadastro no site ou compra de um produto. Identificando isso, você pode visualizar pelo Analytics ou outras ferramentas se teve resultados positivos.
      Claro, tudo depende do segmento que está atuando, alguns nichos mesmo com uma porcentagem baixa de interação, já é algo muito bom. 🙂

      Espero que ajude!
      Volte sempre.

  • MCAzeredo disse:

    Valeu mesmo por compartilhar todas estas informações, principalmente as ferramentas!
    Mas quanto ao conteúdo gerado no guest post, utiliza-se alguma estratégia de palavras-chave para que este post tenha boa indexação nas buscas de seu interesse?

    Abs,

    • Olá MCAzeredo, logo que iniciar uma campanha de SEO, o ideal é que faça uma lista e análise das principais palavras-chave para o seu site. Com esta lista é que poderá trabalhar o link building de forma mais eficiente.
      A sugestão é que conforme o tema do guest post, você escolha a/as palavras mais adequadas, lembrando sempre a experiência do usuário conta muito, ou seja, escolha a palavra que tenha relação com o link e também com o tema do artigo.

      Espero que ajude. 🙂

  • […] Saiba como encontrar e avaliar oportunidades para oferecer um Guest Post. – Vídeo (em inglês) sobre as vantagens e os efeitos do uso adequado das […]

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