Facebook para Negócios: Guia Completo

Facebook para Negócios: Guia Completo

Há muito tempo se fala das vantagens publicitárias que as redes sociais proporcionam às empresas. A prova disso está na quantidade de anúncios que visualizamos nas páginas enquanto as utilizamos.

Mesmo que a prática esteja cada vez mais comum, algumas pessoas, no entanto, ainda não aproveitam estes recursos para divulgarem suas empresas e marcas, porque acreditam ser um trabalho dispendioso ou complexo demais.

Por isso, fui até o Facebook conhecer a Fan Page e o Facebook Advertising sem preparo prévio e verificar quão complexo realmente é usar esta ferramenta de publicidade.

Facebook Fan Page

Muitas empresas utilizam páginas pessoais para promoverem seus produtos e serviços. Essa prática não é muito indicada, pois, dessa forma, os recursos tornam-se limitados e o famoso curtir aparece apenas quando é feita alguma atualização no perfil do usuário.

Ao contrário da página pessoal, a Fan Page possui o botão curtir em destaque, o que atrai novos fãs. Além disso, aumentam-se as possibilidades deles compartilharem a sua página, atraindo novos usuários – esse é o famoso boca a boca virtual que rende uma ótima publicidade e é gratuito.

Para fazer a sua Fan Page é muito simples, basta seguir estas instruções:

1) Acesse o site www.facebook.com;
2) Ao abrir a página, abaixo do botão verde, onde está escrito cadastre-se, terá a oção: Crie uma página para uma celebridade, banda ou empresa. Clique neste link;
3) Agora você precisa escolher qual será a categoria da sua Fan Page. As opções são: negócios locais ou local; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; artista, banda ou figura pública; entretenimento; causa ou comunidade.

Depois de escolher a categoria, será necessário preencher um formulário com maiores informações. Em seguida, será preciso configurar a sua Fan Page. Nessa parte, os pontos mais importantes são: imagem, informações básicas, status (publicações no mural), Ads – que é opcional (falaremos mais adiante) – e conexão junto ao Twitter.

Com a Fan Page pronta, é preciso que ela chegue até os seus fãs, isto é, ao seu público-alvo. Para tanto, é preciso dedicação. Seguindo algumas dicas, é possível deixar sua página cada vez mais popular, propagando e divulgando a sua marca na internet:

1) Utilizando o recurso mais poderoso do Facebook, o botão curtir, clique nele, com o seu perfil, para que seus amigos vejam nos seus feeds de notícias;
2) Em seguida, você pode recomendar a página aos seus amigos utilizando o link que fica à esquerda da página, Recomende a seus amigos;
3) Coloque a URL da sua Fan Page na assinatura do seu e-mail;
4) Publique no mural da Fan Page informações interessantes e mantenha a página sempre atualizada;
5) Para colocar fotos sobre a empresa, divulgar os produtos vendidos ou os serviços realizados, é possível utilizar a aba Fotos;
6) Coloque no Twitter o endereço da sua Fan Page e sugira que seus seguidores curtam a página – mas sem forçar a barra;
7) Crie um blog para promover a Fan Page. Escreva textos sobre sua empresa e seus produtos ou serviços e utilize o mural para divulgação dos textos.

Para promover a Fan Page, existem várias opções que vão desde simples ações até mais complexas. O que vale mesmo é a criatividade e o empenho. E para aqueles que, além dessas alternativas, dispõe de uma renda para publicidade, outra opção é a ferramenta Facebook Advertising.

O Facebook Ads é uma opção para quem quer atingir um público maior e mais específico, e proporciona uma visualização mais abrangente. Para quem quer conhecer melhor os benefícios desse recurso, o post Como criar um anúncio no Facebook? explica com detalhes.

Ressalta-se que apenas com a Fan Page as empresas conseguem cativar vários clientes, através da interação, e conseguem, ainda, publicidade ‘boca a boca’ recorrendo às opções compartilhar e curtir. Para alcançar esses objetivos, alguns cuidados, que valem para qualquer forma de divulgação, são essenciais:

1) Identifique seus clientes: toda campanha de marketing e publicidade no Facebook deve ser focada no perfil dos clientes. Para tanto, é preciso conhecer e saber quais são os interesses deles, descobrindo como e para quê eles usam o Facebook. Essas informações são valiosas e ajudam na promoção e divulgação da página;

2) Linguagem focada no cliente: para atrair mais e mais clientes, é importante utilizar uma linguagem menos auto-centrada ao falar dos seus serviços. Assim, sua comunicação será mais assertiva, falando mais dos benefícios da utilização dos serviços, por exemplo;

3) Colete informações de possíveis clientes através da Fan Page: para tanto, insira um formulário na sua página e colete informações do seus contatos que visitam e curtem a sua página. Assim, será possível obter uma lista de clientes em potencial, enviar newsletter sobre a sua empresa e produtos e conquistar maior atenção de seu público;

4) Interaja com outras Fan Pages: Obtenha mais visualização da sua Fan Page através da opção usar o facebook como página, que está no canto direito superior do seu perfil, numa seta para baixo. Após escolher a página que deseja interagir, visite outras Fan Pages, principalmente aquelas que seu público alvo também visita, curte e comenta. Enfim, use e explore os recursos disponíveis do Facebook.

Fonte: DJ Zone

A Fan Page precisa de dedicação, assim como o site da sua empresa. Por isso, quanto mais atualizada, atendendo às expectativas de seu cliente, maior será a sua publicidade. Utilizar as redes sociais para promover empresas e produtos é uma novidade que está dando certo e se tornando cada vez mais popular, não fique de fora!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.