Um Facebook Atualizado para o Marketing de 2015

Um Facebook Atualizado para o Marketing de 2015

O Facebook pretende manter-se na liderança de acessos em 2015. Para isso está mais atualizado, melhorando opções antigas e preocupando-se, cada vez mais, em atender as necessidades de seus usuários. Isso tudo, sem abrir mão dos interesses das empresas que utilizam a rede para divulgar seus produtos e criar laços com seus clientes. Parece que Zuckerberg e sua equipe terão um ano atarefado pela frente, se a missão é agradar os dois lados e certificar-se de que ninguém abandone a rede.

Ainda não sabe das novidades anunciadas entre 2014 e 2015? Boa parte das opções estão em teste, porém já podemos ter uma ideia do que vem por aí. Confira a lista!

#1 Termos e Políticas de Dados do Facebook é Atualizado em 2015

No dia 1º de janeiro, os termos, políticas de dados e de cookies foram modificados. A utilidade dessa alteração é voltada, principalmente, para os anúncios, fazendo com que eles reflitam melhor as funções com as quais o Facebook vem trabalhando ao longo dos últimos meses, e assim mostrem apenas o que o usuário tem interesse, dando mais controle sobre o que ele quer ou não receber.

Uma das novidades é que o usuário passa a poder ajustar preferências de anúncios, clicando em “Não quero ver isto” ou “Ocultar tudo”.

Ocultar Anuncio - Termos Facebook Atualizado

#2  Acerte o público nas postagens com o Interest Targeting

A “Interest Targeting” deve ajudar a marcar conteúdos com áreas de interesses relacionadas, funcionando como um etiquetamento de posts. A ideia é mostrar postagens para potenciais consumidores, aumentando o engajamento, já que é mais certo que pessoas que tem interesse em determinados tópicos tenham interesse por certas postagens.

Publico de Interesse no Facebook

#3  Data término da publicação

Outra novidade é a possibilidade de escolher quando uma postagem deve expirar. Basta adicionar a “data de término da publicação” e o próprio Facebook se encarrega de excluir o post. Opção é útil para postagens de promoções ou assuntos sazonais, que acabam perdendo o sentido depois de certa data.

Post Expirado Facebook

#4  Botões de Call To Action

Um dos avisos mais recentes e aguardados para todas as páginas é a opção de adicionar ações, que vão além do “curtir” a página. Dentre as opções que foram anunciadas estão o “reserve agora”, “contate-nos”, “use o app”, “jogue o jogo”, “compre agora”, “cadastre-se” e “assista ao vídeo”. Fazendo que as pessoas usem mais “sentimentos” para as marcas que gostam. Há comentários de que essa função aumentará o faturamento e número de acessos dos sites, o que maravilhoso para as marcas que investem na rede.

Botões Call to Action

#5 Facebook at Work: a rede social para o trabalho

O Facebook já começou a testar essa função com alguns parceiros. Neste caso, empresas que já usam grupos e eventos, teriam uma nova opção, que permite criar ambientes próprios para os colaboradores e adicionar cada um deles, mas não será possível visualizar outros perfis. Comunicados, eventos e informações da empresa poderão ser compartilhados no Facebook at Work.

Facebook at Work

#6  Smart Publishing Facebook

2014 foi marcado pela queda no alcance das publicações, mas este ano é possível que haja mudanças, pelo menos é o que a Smart Publishing prevê. Segundo comentários, esta ferramenta será útil para páginas de notícias, permitindo que as marcas de conectem à rede por uma nova ferramenta de publicação. Feita a conexão entre o Facebook e o site, o segundo passo fica por conta da própria rede que, após mensurar o sucesso de determinados conteúdos, irá publicar automaticamente artigos mais comuns no feed de notícias de pessoas que curtem a Fan Page, aproximando ainda mais os usuários da marca.

#7  Melhor apresentação do Insights

Também houve o anúncio de melhoria na apresentação dos resultados das páginas. Segundo o comunicado, o Insights passou a mostrar Top URLs e notificações quando outras influenciadores, como celebridades, empresas e pessoas, compartilham um post feito. A interface também ficou mais intuitiva e fornecimento de dados será segmentado por intervalos de tempo e horários específicos.

Insights Facebook 2015

#8  Facebook Messenger transformará áudio em texto

A novidade é simples, o Facebook Messenger passaria a fazer a transcrição do áudio enviado por mensagem para texto. A ideia é agilizar a troca de mensagens e permitir que o usuário tenha acesso a mensagem, mesmo que não possa ou não queria ouvir o áudio.

#9  Edição automática de fotos

Assim como o Instragram, a ideia dessa função é melhorar imagens que são postadas na rede social. Eliminando a necessidade de utilizar outros aplicativos para edição. Embora seja automático, será permitido desativa-lo nas configurações e ter controle sobre a forma a postagem é feita.

#10  Vídeos em formato extra grande

Quem já pesquisou um pouquinho sobre tendências de marketing para 2015, sabe que os vídeos continuam entre as melhores apostas. Para o Facebook não será diferente, segundo o levantamento da rede, o volume de envio desse arquivo cresceu 75% em 2014 e, além disso, uma notícia recente, explica que os vídeos da rede tem gerado mais de 3 bilhões de views por dia (Veja).
O site lançou uma atualização para reprodução de vídeo que permite destacá-lo em formato maiores, junto com comentários e resultados de interações.

Vídeos Facebook 2015

É possível notar que o ano de 2015 será recheado de novidades e desafios para quem está disposto a usar a maior rede social do mundo. As agências, profissionais e administradores de páginas precisarão ficar de olho em tudo, para realizar mudanças rápidas, buscando resultados melhores SEMPRE! Isso faz com que a qualidade de posts aumente, o que é ótimo para o usuário e será parte da rotina escutar as necessidades do consumidor para adaptar ao que é feito para cada marca. Nada como um bom desafio para 2015, não é?

Qual atualização você já espera para as páginas? Conte nos comentários! ;)

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.