Entenda o Press Release em Três Passos Simples

By 6 de novembro de 2014 Marketing de Conteúdo

Quando falamos em divulgação de conteúdo na internet é muito limitado pensar apenas em facebook, artigos em blog, banners, links externos e um site bem feito. É preciso ir além, por isso hoje resolvi falar sobre o press release. Mas não aquele press release que enche a sua caixa de entrada de spam, mas sim aquele com conteúdo gostoso de ler e que você até faz questão de receber pra se manter atualizado.

Pressrelease-enlink

 

O que é um press release?

O press release nada mais é que uma forma de marcar presença. Ou seja, é uma ferramenta básica utilizada para a divulgação de conteúdos, novidades, serviços e informações e que de quebra fortalece o contato da marca com o seu publico alvo. Ele pode ser usado para contar uma novidade, um lançamento de produto, uma notícia positiva sobre a empresa, eventos agendados, novas parcerias, divulgar notícias e muitas outras informações relevantes.

Um bom press release não precisa conter apenas conteúdo comercial, mas deve sim conter informações necessárias para despertar a curiosidade do leitor e carinho pela marca.

Como redigir um bom press release:

1. Capriche no título

O titulo tem que ser capaz de agarrar o leitor com toda a sua força, ele é o chamariz do conteúdo, então capriche. Opte por um titulo curto e que vá direto ao ponto, sem rodeios. Geralmente o titulo de um press release é no estilo de uma noticia ou anúncio.

Veja dois exemplos que podem te ajudar na elaboração do título do seu PR:

Exemplo negativo ? Empresário recebe prêmio.
Exemplo positivo? Empresário é nomeado o homem do ano.

Notou o tom da diferença?!

2. O conteúdo em si

Um bom press release é compacto, por isso coloque sempre as principais informações logo no começo do conteúdo. Não faça rodeios com o leitor, evite usar frases longas e muitos parágrafos. Fuja da repetição de palavras.

O subtítulo e/ou o primeiro parágrafo deve ser um resumo de todo o conteúdo do press release, e, no decorrer do conteúdo, deixar a informação mais detalhada.
Lembre-se sempre do tipo de linguagem que irá fazer parte do conteúdo. Busque uma linguagem leve e gostosa de ser lida, afinal trata-se de uma novidade e se o conteúdo for fraco e sem graça as chances do leitor não concluir a leitura é grande.

O bom release é claro e objetivo, se o seu ultrapassar 2 páginas é porque não está tão objetivo assim. Reveja o conteúdo.

Uma dica para chamar a atenção de jornalistas para a publicação do seu press release é fornecer informações que envolvam números e pesquisas. Geralmente esse tipo de conteúdo vem acompanhado de dados importantes e relevantes para a publicação e compartilhamento do seu PR. Aqui no conteúdo da Celina tem dicas bem legais para conteúdos compartilháveis.

3. Fale um pouco da empresa

Lembre-se de usar um parágrafo para descrever a empresa. Faça uma breve apresentação sobre o ramo de atuação, historia da empresa, tudo isso em no máximo 6 linhas. E no final do conteúdo reserve um espaço para dados de contato como telefone, responsável, site, endereço de email.

Fuja de alguns erros:

Falta de foco? não deixe que seu release vá direto para a lixeira, por isso tenha foco no conteúdo que irá elaborar. Vai falar de um lançamento de produto? Foque nele. Não tente abraçar diferentes audiências com um único comunicado falando de diferentes assuntos em um só PR. Direcione seu conteúdo com um trabalho de qualidade e focado em seus objetivos.

Press-enlink

Evite jargões? se o seu conteúdo não é direcionado para uma área específica usar jargões do nicho não será benéfico ao leitor que tende a ficar ‘boiando no assunto’. Por isso pesquise e faça uso correto do idioma. Vai falar sobre moda para um publico que conhece moda (blogueiros, estilistas, it girls?!) tá permitido usar jargões, as pessoas até se sentirão mais a vontade na hora de ler o conteúdo, pois se sentirão familiarizadas com o assunto.

Textos longos? press release são enviados através de email, então como eu já disse aqui, escrever um texto gigantesco é a pior escolha. Seja breve e caso faça uso de imagens ou outra mídia o ideal é adicionar em anexo no email e não no corpo do press release, pois com isso o conteúdo acaba se estendendo e você deixa de ser breve em sua informação.

E para finalizar: não esqueça de adicionar no final do conteúdo contatos como; email, telefone, pessoa responsável, site. Dados estes que serão fundamentais caso seja do interesse do leitor contatar a empresa.
Estas são minhas dicas para uma boa elaboração de press release. Lembre-se que para um PR positivo é essencial ter foco, ser breve e oferecer conteúdo de qualidade.

E você, tem mais alguma dica para complementar? Fique a vontade e deixe seu comentário.

Até a próxima.

Recomendamos para você

Comments

comments

Carol Cañete

About Carol Cañete

Trabalha na Enlink desde 2011, quando começou como Redatora na equipe de Criação de Conteúdo. É publicitária por formação e hoje atua na agência como Assistente de Marketing Digital. É mãe, esposa e quando sobra tempo é artesã, fotógrafa e cozinheira. Mulherzinha assumida, não dispensa o esmalte vermelho.

Leave a Reply