Dicas para um bom Link bait

Por 13 de março de 2013 Link Building

Mesmo parecendo tão simples, o Link Bait é uma técnica de SEO que exige planejamento e estudo para ser efetiva. Neste post são apresentadas algumas dicas do que é possível ser feito e o que ajuda na hora de criar um link.

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O termo Link bait diz respeito a algum tipo de conteúdo do site que seja atrativo e interessante a ponto de fazer com que as pessoas o compartilhem de forma espontânea. São postagens muitas vezes simples, mas que possuem um bom potencial para gerar tráfego e conversão para o site, auxiliando também no trabalho de SEO off-page.

Algumas dicas do que é possível ser usado:

  • Infográficos

Direto e muitas vezes multicolorido, um infográfico é uma boa forma de sintetizar e esquematizar ideias. A leitura rápida e o forte apelo visual ajudam na assimilação do conteúdo e, claro, seu compartilhamento. Esse exemplo analisa e compara a atividade dos usuários nas redes sociais.

  • Vídeos

Som e imagem chamam a atenção e atingem inclusive aqueles que não possuem muita paciência ou tempo para a leitura de um artigo. Tutoriais, drops de noticias, animações, entrevistas, bate-papos rápidos e vídeos curiosos são alguns exemplos.

  • Ferramentas online

Seja um aplicativo para criação de um avatar em desenho animado ou uma ferramenta para verificar o pagerank de um site. Recursos oferecidos de forma gratuita são bem recebidos se forem intuitivos e bem direcionados.

  • Downloads

Oferecer o download de conteúdo exclusivo como um e-book ou aplicativo para smartphones pode ser um atrativo a mais.

  • Listas

Selecionar e criar listas de destaques de um determinado assunto. Uma seleção de “os 10 melhores” ou “5 curiosidades” de algum assunto pode ser uma boa ideia para alcançar novos públicos. Um exemplo.

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O que ajuda

  • Ser relevante

O conteúdo selecionado para o link deve ser relevante de alguma forma para o usuário, seja fornecendo informação, entretenimento ou opinião. Conhecer o público que se pretende atingir faz a diferença na hora de determinar isso.

  • Ser original

Postando conteúdo próprio ou trazendo uma noticia de fora, o importante é acrescentar algo a mais, opinar, linkar ideias, para não se limitar apenas a replicar conteúdo.

  • Estar de acordo com o momento

Acompanhar os acontecimentos e tópicos de discussão diários ajuda a ter ideias para a criação de postagens atrativas. Aproveitar piadas e tendências também auxilia, porém é necessário ter cuidado para não exagerar ou “sair da linha” do site.

Conteúdo viral

Um conteúdo bem planejado e produzido pode se tornar um viral, porém não existem certezas absolutas disso. Às vezes, postagens mais simples e despretensiosas (até bobas) conseguem um alto grau de compartilhamento, um exemplo disso são as centenas de postagens com memes ou gatos que circulam na rede.

Levando isso em conta, é importante sempre experimentar, estudar de modo mais profundo o que já deu certo para o site, analisando as métricas e o público atingido para orientar melhor os trabalhos futuros.

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Eric Keller

Sobre Eric Keller

Estudante de Publicidade e Propaganda na UDC.

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