Dicas de Leitura para Redação Web

Dicas de Leitura para Redação Web

Escrever para web não é uma tarefa simples, pois, assim como escrever para um jornal ou revista, exige leitura, prática, e o uso de algumas estratégias é fundamental.

Isso porque todo texto, seja ele mais técnico ou mais próximo do cotidiano das pessoas, tem como objetivo compartilhar informações, expor opiniões e contribuir de alguma forma para com o leitor. Por isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos que podem ajudar a aprimorar a escrita, fazendo com que a leitura seja mais agradável, tornando-se útil e interessante para quem está lendo o texto.

Para alcançar esses objetivos, o redator precisa ler, antes de tudo. Pensando nisso, criamos uma lista de textos que tratam do assunto e que podem servir de base para a escrita na web.

Sobre Escrita para Blogs

Oficina da Net: O site publicou uma entrevista com Edney Souza, sócio-administrador do site IterNey.Net. O empresário e também blogueiro fala sobre a importância da escrita em blogs e explica como os redatores/blogueiros devem se portar diante dos leitores, para aumentar o número de acessos e alcançar sucesso. Além disso, Edney Souza fala sobre as características diferenciadas da escrita na internet e o que as empresas de redação web precisam para se destacar.

Papo de Homem: Por se tratar de um site com um público bem específico, o texto trata a escrita da web com humor e, de forma simplificada, apresenta dicas sobre como melhorar a escrita dos posts. Mesmo com uma linguagem mais informal, as sugestões são válidas e podem ser seguidas por quem quer aprimorar o conteúdo dos textos a serem postados em blogs.

Algumas das dicas sugeridas são: leitura para escrever de forma coerente e transmitir informações verdadeiras, concentração durante a escrita e revisão.

Sobre Escritas para Web em Geral

Brasil Seo: A página traz um texto escrito por Renato Lam Yee, que fala de forma simples e bem resumida sobre a importância da otimização dos textos a serem publicados na internet. O destaque de sua fala está na afirmação sobre a diferença entre uma redação e um texto específico para web.

Além das boas dicas apontadas por Renato, os comentários na página também podem contribuir para entender melhor como funciona o texto para internet, pois os leitores deixam suas dúvidas, que são prontamente respondidas pelo autor do texto, ampliando ainda mais as informações sobre a escrita para a web.

Web Master: Esse texto traz dicas importantes sobre como é possível e o que é preciso para interagir com o leitor. A interação entre texto e leitor é importante para quem escreve, principalmente, para vender algum produto.

Algumas das dicas são: como tornar o texto mais dinâmico, como melhor estruturá-lo e como os estilos textuais podem ser bem aproveitados.

Estúdio Web: O texto encontrado nessa página funciona como um apanhado geral sobre o que tratam todos os demais textos. O artigo traz dicas sobre como deixar a escrita para web mais concisa e dinâmica de forma que traga informações interessantes e relevantes para o leitor.

Para quem quer se inteirar ainda mais sobre a redação da internet, Guilhermo Franco escreveu o livro ComoEscrever para Web, que foi traduzido no Brasil por Marcelo Soares. O livro traz os  resultados de pesquisas realizadas sobre assunto. Informações importantes como o comportamento dos leitores internautas, as diferentes estruturas textuais e qual é a mais indicada, qual estilo de linguagem é o mais recomendado, como utilizar corretamente os links e imagens, entre outras informações de extrema relevância para quem quer publicar textos na web.

E você? Tem alguma sugestão de texto sobre a redação web? Compartilha aí 😉

Comments

comments