Práticas Infalíveis para Aumentar as Vendas Online da Sua Empresa

Homem fazendo compras online

Práticas Infalíveis para Aumentar as Vendas Online da Sua Empresa

As mudanças ocasionadas pela internet em nosso cotidiano são inquestionáveis. Com conforto e comodidade, podemos pagar contas, realizar pesquisas, ler notícias, conversar com outras pessoas, aprender habilidades e fazer compras.

Os benefícios são diversos e o uso da internet mudou a forma como realizamos nossas atividades diárias. E os consumidores estão cada vez mais utilizando essas facilidades.

E o que isso significa? Grandes oportunidades para aumentar as vendas online da sua empresa!

Então, se você está entrando no mercado online agora ou tem tido dificuldade para converter mais vendas acompanhe a seguir como aumentar as vendas online:

Como Aumentar as Vendas Online?

 

O primeiro passo é planejar estratégias para aumentar as vendas online levando em consideração que atrás de cada tela de computador, tablet ou smartphone há uma pessoa que executa ações.

E essa pessoa tem um perfil específico: gênero, faixa etária, profissão, localização geográfica, além de hábitos, interesses e valores. E você precisa saber tudo sobre ela para elaborar estratégias e alcançá-la na internet.

Além disso, existem outros cinco passos que sua empresa precisa considerar no planejamento para aumentar as vendas na internet. Confira abaixo:

        1.  Entenda o Seu Público

 

Imagine que sua linguagem na internet é totalmente formal e você descobre que seu público-alvo tem perfil de 25 anos, é usuário heavy user de internet e tem interesse em temas atuais debatidos em mídias sociais?

Onde estaria o erro? Na comunicação, especificamente na linguagem.

Sua empresa precisa saber exatamente o perfil do público, além de interesses e valores para que possa adequar a linguagem transmitida pela marca.

Do contrário, todos os esforços poderão ser um desperdício de tempo e dinheiro. Não adianta ter um número de visitantes significativo em seu site ou redes sociais, se estes visitantes não têm interesse no produto ou serviço ou a linguagem é inadequada, e por isso, não transparece ao público confiança e credibilidade.

       2.  Envolva a Equipe

 

Reúna a equipe em todos os processos estratégicos: do levantamento de problemas à concepção do plano de ação para correções; ou ainda, na definição da meta de expansão para aumentar as vendas online.

Este envolvimento em momentos diversos estimula o pertencimento da equipe ao projeto e, consequentemente, a responsabilidade por ele.

Dica: Contextualizar o problema ou meta a alcançar é um passo crucial para gerar engajamento na equipe.

Quando se fala em equipe, lembre-se que deve ser envolvido ao menos um representante de cada setor, pois todos podem contribuir estrategicamente:

  • Comercial, Vendas ou Suporte: estão familiarizados com o perfil do público-alvo e podem contribuir com objeções e dúvidas frequentes;
  • Financeiro:  pode contribuir com custo de aquisição ou desenvolvimento de um produto ou serviço;
  • Desenvolvedor:  pode colaborar com informações e conhecimento sobre novas ferramentas e as possibilidades de diferentes plataformas;

Ou seja, unir um grupo interdisciplinar para criar estratégias é um diferencial competitivo, pois alguém da equipe pode levantar um questionamento crucial, que se não considerado, corre risco de colocar tudo o que foi planejado a perder.

       3.  Estude a Concorrência

 

O número de usuários de internet no mundo está aumentando: cerca de 50% da população mundial, ou seja, um número expressivo de 3,75 milhões de oportunidades.

Porém, assim como você está interessado em adquirir conhecimento para saber como aumentar as vendas online, os seus concorrentes também estão!

Para se sobressair, você precisa conhecê-los! Como disse Sun Tzu:

‘’Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas. Se se conhece, mas não ao inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as lutas. ‘’

Conhecer os concorrentes significa reunir o maior número de informação possível:

  • Quem são meus concorrentes?
  • Quais são os produtos ou serviços oferecidos? São de qualidade?
  • São referência no mercado? Quais os preços?
  • São adequados ao mercado e ao público?
  • Como é o atendimento? E a estrutura física?
  • E o software ou plataforma? E o pós-venda?
  • Fazem promoções?
  • Quais são os diferenciais dos concorrentes em relação aos seus?
  • Como os clientes os avaliam (percepção da marca)?

Ao responder estas perguntas, você conseguirá compreender os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

E, com isso, contribuir para o planejamento das estratégias, aproveitar oportunidades e minimizar ameaças em caso de ações mais agressivas da concorrência.

Dessa forma, sua empresa terá maior potencial competitivo e mais chances de aumentar as vendas online.

       4.  Crie Canais de Relacionamento

 

Mas, de nada adianta conhecer seu público-alvo e não se relacionar com ele. O relacionamento não é apenas no momento da venda de um produto ou um serviço: ele começa muito antes e continua depois!

Para isso, você precisa saber onde está o seu público:

  • Meu público utiliza apenas os buscadores (Google, Bing) ou também redes sociais?
  • E quais seriam estas redes sociais?
  • Ele utiliza e-mail? E chat on-line?
  • Ou só whatsapp? Lê artigos em blogs?

 

Um erro comum é achar que ‘’todos’’ estão usando a rede social ou aplicativo da moda. É preciso ter certeza sobre o canal utilizado!

Sabendo disso, você poderá investir tempo, conteúdo e anúncios no canal que tem maior probabilidade de trazer resultados positivos. Pois agora você conhecerá o público, saberá como se comunicar com ele e estará no lugar certo!

> Você também pode gostar de ler sobre Como Usar a Busca Orgânica, Redes Sociais e Links Patrocinados Para o Negócio

       5.  Invista em Ações para Atrair seu Público

 

Se você completou os passos anteriores, já preparou um bom caminho para atrair seu público ao conhecê-lo, definir a linguagem e saber em quais canais investir tempo e recursos financeiros.

Engana-se quem pensa que basta fazer uma promoção arrasadora. As pessoas consomem muita informação e querem que seus problemas sejam solucionados.

Você deve criar estratégias para ser encontrado, como:

  • Otimização para buscadores
  • Criação de anúncios
  • Relacionamento (Blog, E-mail e Redes Sociais)

Otimização para Buscadores: uma estratégia para que o site seja encontrado na busca orgânica (não paga) no Google e afins: o sonho dos sites de vendas online!

Anúncios: aparecer na primeira página também pode ser alcançado com links patrocinados (pagos) em buscadores ou anúncios em redes sociais.

Estas estratégias são utilizadas para atingir um público maior em ações específicas, como buscar mais seguidores ou fortalecer a marca com posts de qualidade.

Blog: uma poderosa ferramenta de vendas online, pois os usuários da internet procuram conteúdo e informação para solucionar seus problemas ou dúvidas.

Ao procurar sobre algum assunto, o público-alvo pode encontrar o seu blog e, consequentemente, seu site, com o produto ou serviço que supra essa necessidade.

E-mail Marketing: o relacionamento pode ficar mais ‘’sério’’ quando o usuário cadastra o e-mail para receber informações a respeito de um produto ou serviço.

Nesta etapa, basta enviar conteúdo relevante para que o relacionamento seja longo, a ponto de converter em vendas.

Redes Sociais: crie conteúdo exclusivo, relevante e criativo, e além disso, compartilhe os artigos do blog nestas mídias, para cultivar diversos canais de comunicação com o público.

No site, não esqueça de inserir botões que levam às redes sociais da empresa.

Com as redes sociais sua empresa atinge dois objetivos:

1. Relacionamento mais próximo, que pode gerar maior engajamento com o público e aumento da confiança e credibilidade na marca;

2. Produção de sinais sociais positivos para buscadores como o Google, que levam em consideração a interação de uma marca nas redes sociais;

Dica: invista em um site de vendas online que seja responsivo (adaptável para mobile). Assim, a navegação torna-se tranquila e intuitiva. Insira elementos e informações que denotem a credibilidade do serviço ou produto oferecido.

Ao colocar estes passos em prática, sua empresa conhecerá o público-alvo: seu perfil social, interesses e valores; saberá ‘’onde está pisando’’ e o quanto tem que ser inovadora ou criativa ao conhecer seus concorrentes.

O envolvimento da equipe em todas as etapas, além da análise de canais onde o público-alvo está, seguido de investimento em ações, também são ingredientes que não podem faltar para aumentar as vendas online da sua empresa.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas pela internet, compartilhe este post com sua rede de contatos!

E se quiser contar com o auxílio de especialistas em marketing digital para  analisar quais canais podem ajudar a sua empresa a aumentar as vendas online, fale com a  Enlink. Podemos dar estes passos juntos! ;)

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Imagens: Pexels (Skitterphoto, Pixabay, Rawpixel)

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.