9 técnicas de Link Building que funcionam

By 22 de outubro de 2014 Link Building

Existe um burburinho dizendo que o link building morreu e não funciona mais. O que fez várias pessoas deixarem de lado estratégias que podem SIM ajudar no posicionamento de sites. Portanto,  não querer fazer um trabalho voltado para links pode ser algo precipitado da parte de muitos.

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É claro que com esse vendaval de mudanças de algoritmos é preciso alinhar o trabalho, mas é certo que o Link Building ainda funciona, apenas a forma de conquistar credibilidade mudou. Não dá para continuar seguindo estratégias velhas, pensando que terá o mesmo resultado, pois enquanto você faz isso, seu concorrente está lá na frente, pensando em novidades e ganhando o seu público.

Veja um pouquinho do que está funcionando por aí:

1. Anchor Text

Evitar ao máximo o uso de palavras exatas, inclusive procure variações, termos de mid e long tail, além de junk anchor (clique aqui, acesse o site) e a própria URL, principalmente pelo fato de que quem procura por esse tipo de termo já estar em um estágio mais avançado da conversão, ou seja, sabem o que procuram. Então, porque não aproveitar?

2. Redes sociais

Social media é uma parte importante do trabalho, o robô tem considerado como um dos fatores para relevância, sobretudo após a enxurrada de algoritmos que buscam deixar as buscas mais “limpas”, então para entender o que é mais popular os motores de busca estão se voltando para as redes sociais. A sugestão é utilizar as mídias como algo complementar para propagação de conteúdos, já que sozinha elas não são suficientes para melhorar a SERP’s de palavras-chave diferentes.

3. Landing pages: mostre seu conhecimento

Landing pages bem construídas são ótimas para atrair novos leads. Se você não consegue fazer todo o site com mais detalhes, aposte na mudança da estrutura da página de apenas um produto – aquele carro-chefe do site – faça com atenção e dedicação! Mude cores, formato, mostre opiniões, clientes que compraram, pense nas palavras-chave, na linkagem interna e, assim, terá mais resultados. Ou ainda, aposte em divulgação de livros, e-books, audiobooks e material gratuito.

4. Guest post

Não saia enviando requisições e atirando para todos os lados. Saiba escolher os melhores sites/blogs para parcerias. Esse é um dos pontos para fortalecer seu relacionamento com a comunidade, então use com cautela e aproveite para postar sobre assuntos relevantes.

5. Review

Tem sido muito forte a busca por informações sobre tudo. Uma análise bem feita, contando a realidade, acompanhada de comentários e recomendações sobre produtos será ótimo para seu site, já que cada vez mais as pessoas estão buscando fontes antes da aquisição. Tenha certeza de que os escolhidos para fazer a análise farão a diferença para ajudar os demais leitores a entenderem sobre o assunto.

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6. Vídeo e áudio

O queridinho de 2014! Crie conteúdo para ajudar a resolver problemas e mostrar novas informações. Existe uma forte tendência para Hangouts e Podscasts e, por ser ainda difícil de trabalhar para certos nichos, será mais simples criar um conteúdo expressivo.

7. Conteúdo interativo

Pense fora da caixa! Imagine um site diferente, que saia da visão tradicional de páginas estáticas, com um conteúdo em que as pessoas podem interagir e que de cara estimula o engajamento. Essa é uma tendência que está em crescimento e não está muito longe da realidade. Veja um exemplo aqui.

8. Mobile Apps

Criar um formato de conteúdo que intriga as pessoas a ponto de baixar o App e depois uma linkagem que faz clicar em seu site (sem enganá-los, por favor!). Pense em um aplicativo como um amigo, mas não esqueça que seu site também deve estar preparado para receber visitas pelo dispositivo móvel.

9. Offline

Saia do digital e aproveite oportunidades On x Off. Imagine que você possui um site de vestuário e quer lançar uma nova coleção, buscando integrar as duas mídias, faça um evento e procure influenciadores digitais do seu nicho. Chame-os para ver a coleção, mostre as peças, o diferencial da marca, deixe-os provar produtos e mostrar a opinião. Faça algo bem pensado e estratégico! É quase certo que também terá resultados online, de uma ação feita offline.

Vector start up concept - flat icons and signs

Conclusão:

Busque diversidade, na medida do possível. A dica é fazer o essencial, mas remar contra a maré! Faça diferente dos seus competidores, procure informações novas, técnicas e formatos distintos do que já é feito no seu nicho. O incomum, divertido e diferente pode atrair mais o público, mas é preciso tempo e dedicação.

Imagens via: Scoop, Webdesignerdepot e Singlewavemedia

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Katleen Abdala

About Katleen Abdala

Bacharel em Hotelaria, entrou para o mundo de Marketing Digital em 2011, quando começou a trabalhar como Social Media. Atualmente, trabalha como Coordenadora na Enlink. Nas horas vagas adora passar o tempo com seus pets.

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