5 dicas de Webwriting para Jornalistas

Por 7 de abril de 2014 agosto 21st, 2017 Marketing de Conteúdo

Um dos maiores erros de jornalistas na era digital é escrever no online como se escreve para o impresso. No online, a leitura dinâmica é usada com muita frequência e a tendência é que os leitores foquem a atenção no título e subtítulos, ou seja, são esses elementos que devem cumprir 3 funções: chamar a atenção; envolver; levá-lo a uma ação. Aqui vão 5 dicas para adequar a abordagem:

1- Invista no título: ele é a principal isca de leitores. Na internet, as informações chegam em grande quantidade, o que você precisa é se destacar entre a multidão e não ser apenas mais um. Encontre uma forma de criar um título chamativo e que induza o leitor ao clique. Vale usar a criatividade sem exageros e sem enganar o leitor, chamando para uma informação e entregando outra;

2- Pirâmide Invertida: ela aqui de novo, e pra sempre na vida do jornalista. Se o título levou o leitor até a matéria, agarre-o na introdução. Mostre a ele os benefícios de continuar a leitura;

3- Entenda seu público alvo: é obvio, mas temos uma dica máster. Pense no seu público alvo como uma pessoa e converse com ela. Dê nome, idade e pense na aparência se possível. Isso vai deixar a sua abordagem mais humanizada e social;

4- Frases curtas, textos curtos e imagens chamativas: o leitor de internet vive com pressa, quer as coisas o mais fácil possível, então, dê isso a ele. Use negrito nas palavras ou trechos mais importantes e que você deseja que sejam lidas e linke para outros artigos caso possam complementar sua informação atual. Se você for repetir tudo o que já foi escrito antes, seu texto vai ficar longo e pode cansar o leitor – existe a possibilidade dele já ter lido no seu veículo ou em outro. Agora ele busca novas informações;

5- Call to action: antes de chamar o usuário para uma ação, saiba qual é o seu objetivo com esse texto. Ele pode não gerar uma venda, um cadastro, mas pode gerar comentários, que também podem ser uma forma de conversão. Ao fim do texto, convide-o a interagir, expressar a opinião, dar dicas e sugestões;

Bônus SEO: pra quem já conhece e trabalha com SEO, essa dica é básica, mas quem está começando no online, pode valer muito.

Pesquisar a palavra-chave que tem maior volume de busca é muito importante. O Google tem uma ferramenta chamada Google Adwords que faz toda a diferença nesse processo.
Nela, você pode comparar o volume de busca por palavras no singular, plural, sinônimos e variações. A ferramenta te mostra ainda qual delas está sendo mais buscada pelas pessoas na internet. Ou seja, você pode ter feito um super artigo, com muitas informações de qualidade, mas se você não está usando as palavras certas para o seu público alvo, ele pode não gerar uma quantidade de visualizações muito grande. Isso, entretanto, não quer dizer que o texto não agradou; ele pode simplesmente não ter sido encontrado por quem tinha interesse em ler a sua super informação!

Como usar o Google Adwords:
Acesse o site: https://adwords.google.com/ e siga esse caminho: Ferramentas>planejador de palavras-chave>Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios.
Coloque as palavras que você deseja pesquisar e clique em Obter ideias.

Além das palavras que você pesquisou a ferramenta te da outras opções de termos.

adwords-google

Temos ainda outros dois pontos importantes: URL e título.

OK, você encontrou a palavra-chave que tem um volume de busca relevante, mas agora o que fazer com ela? Otimizar!

URL: você, enquanto leitor, prefere uma URL assim: www.jornalenlink.com.br/atps90 ou uma URL assim:www.jornalenlink.com.br/5-dicas-webwriting-para-jornalistas?

Claramente a segunda opção de URL é melhor. Certo? Ela te mostra o assunto que vai ser tratado logo de cara. Passa mais credibilidade e confiança para quem vai clicar. E, além dela estar assim, amigável, é importante que ela esteja otimizada. Ou seja, a palavra-chave que você encontrou deve estar na URL. E pra isso ela precisa estar, também, no título.

Título: você já leu lá em cima que o título é importante e é ele quem vai chamar a atenção do leitor de imediato. OK. E nele precisa também estar presente a palavra-chave importante. Isso mostra para os robôs qual a keyword de maior importância para o seu texto e vai ajudar o seu artigo a ser mostrado nos resultados de busca quando alguém fizer uma pesquisa utilizando aquele termo.

Conteúdo: sobre a qualidade do conteúdo, nós não vamos conversar agora, porque já falamos disso aqui e aqui também. Então, só vou te dizer que: no conteúdo, no decorrer do seu texto, use variações, sinônimos, singular e plural. Você deve estar se perguntando o porquê, visto que já está usando a bendita da palavra-chave com maior volume de busca no título, na URL e no texto. A resposta é: porque sim!

Ah, tô brincando!

Com a keyword que tem o maior volume de busca, você pode alcançar uma grande parcela dos leitores. Mas, e aqueles que buscam por termos diferentes? Não são importantes pra você? São sim, então não esqueça deles.

Esse artigo era pra ser um pedacinho só de dicas, mas ele extrapolou a quantidade de caracteres e virou um texto, então, se tiver outras dúvidas, sugestões ou outras dicas, deixe seu comentário aqui pra gente!

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Aline Aguayo

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