Enlink

Afinal, o que é conteúdo?

  • Por em 10 de abril de 2013
  • No mundo 2.0 em que vivemos, para que os blogs sobrevivam, é preciso aliar alguns fatores interdependentes. Apontado como o mais importante dos quesitos para obter êxito, a criação de conteúdo relevante é um dos desafios para o webwriter, bem como para os gestores de conteúdo de modo geral. No entanto, a ideia de conteúdo ainda não é clara. Sobre isso falaremos nesse artigo.

    conteudo

    Foto: Myla Conor

    Há quem pense que a criação de conteúdo se restrinja à produção de textos ou imagens. Ledo engano. Trata-se de uma tarefa mais abrangente e complexa. Conteúdo pode – e deve – ser entendido como um emaranhado de dados que necessariamente passará por um filtro até chegar ao seu destinatário.

    É dizer, conteúdo é mais do que palavras, é todo tipo de informação. Em suma: conteúdo é informação. Desse modo e diante de uma rotina cada vez mais conectada, temos a equação da redação/criação web que é um híbrido entre a escrita jornalística + redação publicitária.

    Nesse cenário, o que fará a diferença já não é o sobre o que se fala, mas como se fala. Para criar bons conteúdos, por exemplo, é preciso considerar os seguintes fatores, que são indissociáveis:

    Qual é o objetivo da comunicação?: saber o que se pretende com o conteúdo – se engajar, informar ou divertir – é essencial para que ele seja dimensionado e conduzido da maneira correta;

    Por que escrever/criar?: este fator é diretamente ligado ao primeiro, isso porque é preciso ter um porquê, um motivo envolvido na criação;

    Para que serve? E o que eles, os leitores, farão com a sua informação?: os leitores “ganharão” o que com sua publicação? Irão se divertir? Conhecer mais sobre determinado assunto? É um aspecto novo sobre um assunto já de conhecimento comum? Lembre-se de que as pessoas são seres sociáveis e que para apreciar e, principalmente, compartilhar seu conteúdo é preciso que ele o toque de alguma maneira. Em suma, que ele contribua para a imagem que o usuário tem de si ou quer transmitir.

    Apenas para ilustrar essa ideia, vale mencionar a Coca-cola, que tem mais de 60 milhões de curtidas em sua página oficial no Facebook, não por acaso. Seus conteúdos são criados com base em comentários e sugestões de seus clientes.

    coca cola

    Foto: Coca Cola
    O texto diz que não há nada melhor do que dividir uma coca com alguém, e pede para que o usuário indique a pessoa em questão. Há como recusar a um pedido desses?

    Aliando estes pontos é possível construir relevância, bem como uma identidade e identificação com seus públicos.

    Indo mais além, com o objetivo de responder as perguntas acima, outro caminho deverá ser percorrido: será necessário pesquisar absurdamente sobre sua área de atuação; conhecer e rever o que já foi dito sobre o tema; e explorar o que não foi dito.

    Precisa ser mais direto?

    Parece redundante afirmar que o foco do conteúdo é o usuário. Porém, como a tendência é apontar para a necessidade da qualidade do conteúdo, é preciso lembrá-los de que conteúdo de qualidade é aquele bom para os seus leitores, e, claro, que interesse aos motores de busca a cada dia mais exigentes. Isso porque conteúdo de qualidade constrói reputação e, por sua vez, confiança.

    Para isso, elabore estratégias que unam todos os setores e tipos de criadores de conteúdo, ou seja, vídeos, imagens, textos para blogs e outras mídias sociais – lembrando que tudo isso deve ser padronizado de acordo com as preferências de seus públicos e de acordo com a imagem que se desejar passar.

    Para estudar, confira em nosso blog algumas ideias de como criar conteúdo e engajamento.

    Sobre RP e SEOA importância das imagens;

    Tendências para marketing de conteúdo;

    O Consumidor/usuário da nossa geração

    Esses são alguns artigos, há muito mais, aproveite!

     

    Posts relacionados:
    Conteúdo: como criar uma newsletter de qualidade
    Entende-se como newsletter uma espécie de boletim informativo, no qual são apresentados conteúdos sobre serviços, produtos ou temas relacionados à determinada empresa, site, blog ou outro interessado em divulgar suas novidades. Esse ...
    Leia mais
    Como produzir conteúdo atrativo para seu blog corporativo
    Após um artigo bastante informativo com seis dicas para alavancar seu blog corporativo, hoje vamos mostrar como criar conteúdo atrativo e dinâmico para o site de sua empresa. Vamos começar assim: antes ...
    Leia mais
    Fan Page: você está fazendo isso certo?
    As redes sociais são as principais pontes de relacionamento entre empresas e clientes. Por meio delas, o público alvo potencial conhece, fideliza o relacionamento, tira dúvidas e até reclama dos ...
    Leia mais
    Conquistando o leitor pelo título
    Indispensável em qualquer texto, o título é o diferencial de inúmeros materiais. Responsável por atrair a atenção do leitor, ele pode ser o único motivo capaz de cativá-lo a conferir ...
    Leia mais
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta de inspiração
    A importância da criação de conteúdo de qualidade já é um assunto inquestionável. As dúvidas, porém, começam a surgir quando a tão dilaceradora “falta de inspiração” dá as caras e atrapalha o ...
    Leia mais
    Seis dicas para alavancar seu blog corporativo
    Para criar relacionamento, engajamento e melhorar a comunicação entre empresas e clientes de uma maneira eficiente e, relativamente, segura, o blog corporativo é uma das ferramentas mais indicadas.Certamente, você já ...
    Leia mais
    Como prometido no post sobre como a rede Ajude um Repórter Funciona, aqui está a entrevista realizado com Gustavo Carneiro o idealizador do projeto.Como surgiu a ideia de criar o “Ajude um ...
    Leia mais
    Como prevenir seu site de conteúdo ruim – o que é conteúdo ruim de baixa qualidade?
    Nem sempre criar conteúdo é coisa fácil e mais difícil ainda é fazer sucesso com conteúdo ruim – só para esclarecer: estou falando de conteúdo para sites e nós aqui ...
    Leia mais
    Como criar conteúdo viral de qualidade?
    Criar conteúdo relevante é um desafio, que fica imensamente maior quando o que se propõe é a criação de conteúdos passiveis de viralização. Mas quais as principais características de um ...
    Leia mais
    Conteúdo: como criar uma newsletter de qualidade
    Como produzir conteúdo atrativo para seu blog corporativo
    Fan Page: você está fazendo isso certo?
    Conquistando o leitor pelo título
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta
    Seis dicas para alavancar seu blog corporativo
    Entrevista com o criador da rede “Ajude um
    Como prevenir seu site de conteúdo ruim –
    Como criar conteúdo viral de qualidade?

    1 Comentário
    Escreva seu comentário