Enlink

10 Ferramentas para Link Builders

  • Por em 11 de janeiro de 2012
  • Todo link builder deve saber que existem muitas ferramentas disponíveis para auxiliá-lo durante o trabalho diário. Essas ferramentas são usadas para analisar a qualidade dos sites, elementos e atributos da página e uma série de outras funções, provavelmente ainda desconhecidas por link builders novatos.

    Abaixo, criei uma lista de ferramentas que podem ser úteis para o trabalho, sem ordem de complexidade, espero que ajude!

    #1 A ferramenta mais básica para link building é o Page Rank. Desenvolvido por Hrishikesh Kale, sua única função é mostrar o PR. Só isso, mesmo? Não! Essa ferramenta também mostra o Alexa Rank e sites similares. Muito legal, né? O Page Rank mostra quais sites são “concorrentes” e ainda mostra o ranking do site para palavras-chave diferentes e relacionadas ao nicho. Dá para baixar essa ferramenta no link: para o Mozilla.

    PageRank

    #2 Outra ferramenta bem simples é o SiteMetrics (só para o Chrome). Além de mostrar o título e a Meta Description, mostra o número máximo de caracteres em cada tópico e o número utilizado pelo site. Também informa sobre as Keywords, Robots, Meta-Language, HTML-Language, Canonical Tags, Links e o Conteúdo do site. É uma ferramenta bem simples e não mostra surpresas além da diferença nas cores do ícone: verde quando está tudo ok e vermelho quando falta alguma coisa. (Que inovador! haha)

    SiteMetrics

    #3 SEO Status (Chrome) é outra ferramenta que surpreendeu. Na barra de ferramentas, ela mostra apenas o PR e o Alexa Rank, coisa que a maioria das ferramentas aqui fazem. Entretanto, ao clicar em “Backlinks”, o usuário é direcionado para uma página com várias informações importantes, como o número total de páginas (no Google, Yahoo, Altavista e Alltheweb) com links para o site, o número de páginas indexadas (nos mesmos sites, incluindo o MSN), o valor do site e tem, ainda, um link para o “Internet Archive”, que mostra quantas vezes o site foi rastreado pelo Way Back Machine. As notícias ‘not so good’ são que, apesar de oferecer um link para o “whois” e “availability” eles não funcionam.

     SEO Status

    #4 SEO SERP é uma ferramenta responsável por mostrar o resultado dos trabalhos de link building, uma vez que mostra o resultado de busca das Serp’s para a palavra trabalhada. O meu blog (Sonho de Banquete oi?!), por exemplo, está em 3° lugar para a palavra-chave “sonho de banquete”, com o domínio do Blogspot. A ferramenta também mostra os demais “tops results” que não combinam com a busca do usuário.

    SEO SERP

    #5 Outra ferramenta legal é o iSEO (“i” de inteligente) que, depois de instalada, fica na barra de ferramentas do Chrome, com o PR da página. Ao passar o ponteiro do mouse, a ferramenta mostra dados com “PR per Link”, número de links internos, externos e no follow. Ao clicar na ferramenta, aparecem mais detalhes, como número de páginas indexadas pelo Google, backlinks do Google e Alexa, Page Rank e ranqueamento no Alexa. Além disso, a ferramenta mostra a idade do site e o ranking “TIC” (mais informações no link: Google PR & YandexTIC).

    iSEO site statistics

     

    Ah, na tabela em verde, na imagem a cima, aparecem as palavras mais usadas no site, enquanto na parte azul são sugestões de “Keywords” para ajudar o linkbuilder com pouca criatividade, hehe.

    Lado negativo: Algumas informações não são mostradas, como o número de páginas indexadas pelo Yahoo! e Bing. Além disso, o iSEO promete mostrar o número de Backlinks do Yahoo!, o que não ocorre porque o Yahoo Site Explorer não existe mais.

     

    #6 A META SEO Inspector é uma ferramenta que possui aproximadamente 20 links para análise do site, por meio de ferramentas de SEO, segurança do site e outros detalhes como o Google Images e Domain Tools.

    Além disso, a ‘Meta’ possibilita a visualização de uma “info box” com todas as características do site. E, quem deseja imprimir essas informações pode clicar no link “page details (printable)”

    META SEO inspector

    #7 A ferramenta SEO for Chrome, é muito simples, mas adorável, pois permite analisar as páginas de um site indexadas em várias SERP’s, como Ask, Bing, Baidu, Google, MajesticSEO, Yahoo e Yandex, além de mostrar também os backlinks de sites incluindo o Alexa, o tráfego dos sites, o status das buscas, resultados em Social Media e várias outras informações.

    Seo for chrome

    #8 O SEO Site Tools é uma das ferramentas mais completas. Com ela, é possível conferir dados externos do Google, SeoMoz, Compete.com, Yahoo, Alexa (com um link direto para o site), MajesticSEO, SEM Rush entre outros.

    Além disso, essa ferramenta apresenta os Elementos “On Page”, como Título do site, “meta robots – description, keywords”, links internos, externos (Follow e no-Follow), e outros detalhes. Também é possível saber como o site se sai nas redes sociais: a ferramenta apresenta dados do Facebook, Twitter, Digg, GoogleBuzz e outros, e ainda mostra algumas opções para melhorar o site.

    vídeo da Ms. Ileane Speaks (sem legenda) explica mais sobre a ferramenta e no próprio link (ali em cima), existe outro vídeo falando sobre como usar o SEO Site Tools.

    #9 A última ferramenta para análise de sites aqui é o Woorank que apresenta muitos dados. Algumas das informações que a ferramenta oferece: Estimativa de tráfego, Alexa rank, Compete rank, análise de Keywords, Páginas indexadas no Google e Yahoo, análise do título e URL, recomendação de “Meta description”, “Headings”, análise de imagens (Alt), verificação do ranking das palavras chave, otimização de títulos, “Whois”, “SERP”, e muitos outros.

    Depois de clicar no “W” na barra de ferramentas, irá aparecer uma nova janela com todas as informações:

    WooRank

     #10 E por último, mas não menos importante, uma ferramenta muito boa para quem gosta de coletar imagens da web. E que foi a mais usada nesse artigo. o Screen Capture que permite capturar uma imagem na tela do computador de 4 formas diferentes:

    Enlink Screen Capture

    A primeira é para copiar uma região da página, e pode ser usada pelo atalho “Ctrl+Alt+R”, nessa opção é possível rolar a tela para cima ou para baixo.

    A segunda é “Capture Visible Content” (atalho: Ctrl+Alt+V) – possibilita copiar toda a parte visível da página.

    Depois tem a opção para capturar a página inteira (atalho: Ctrl+Alt+H) e, por último, selecionar uma região da tela (podem ser unidas mais de uma página) mas sem usar a barra de rolagem. Depois das imagens copiadas, é possível realçar partes importantes, ofuscar dados privados, escrever anotações ou apontar dados.

     

    E aí, o que acharam das ferramentas?! Conhecem outras que também ajudam o trabalho de link building?

    Sugestão: Adicionem algumas dessas ferramentas no seu navegador e aproveite o máximo que puder de cada uma. Se encontrar algo novo, compartilhe com a gente! 

    Posts relacionados:
    Como prevenir seu site de conteúdo ruim – o que é conteúdo ruim de baixa qualidade?
    Nem sempre criar conteúdo é coisa fácil e mais difícil ainda é fazer sucesso com conteúdo ruim – só para esclarecer: estou falando de conteúdo para sites e nós aqui ...
    Leia mais
    Black Hat: O que está sendo feito por aí
                  Antes de tudo, é preciso saber que Black Hat é um conjunto de técnicas usadas para “mentir” para o Google, passando a informação errada de que o site é de ...
    Leia mais
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta de inspiração
    A importância da criação de conteúdo de qualidade já é um assunto inquestionável. As dúvidas, porém, começam a surgir quando a tão dilaceradora “falta de inspiração” dá as caras e atrapalha o ...
    Leia mais
    Open Site Explorer – Análise de links e seus diferenciais
    A ferramenta Open site Explorer, criada pelo SEOmoz, é uma grande aliada na hora de fazer análises de links para o seu site. E como o próprio SEOmoz afirma, para ...
    Leia mais
    Como prevenir seu site de conteúdo ruim –
    Black Hat: O que está sendo feito por
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta
    Open Site Explorer – Análise de links e

    17 Comentários
    • Daniel Imamura on janeiro 11, 2012

      Algumas destas ferramentas eu já conhecia e realmente são muito boas como a Meta SEO Inspector e SEO SERP que são as minhas favoritas.

      Uma dica que gostaria de deixar é que para tirar print screen também existe o plugin para Chrome chamado Awesome Screenshot que é bem parecida com a Screen Capture. Vale a pena testar também!

      Parabéns pelo post Bruna!

      • Bruna Bechlin on janeiro 12, 2012

        Obrigada Daniel! :)
        Continue acompanhando o blog e dando dicas assim pra todos!
        Sucesso com o desafio do MestreSEO! :D

    • Juliano Leme on janeiro 12, 2012

      Muito legal essa lista de ferramentas. Parabéns pelo post. ajudou muito =) Saúde e Sucesso!!!

    • William on janeiro 13, 2012

      Parabéns pelo post, ótimas as ferramentas.

      Um baraço

    • Flávio Farias on janeiro 14, 2012

      Parabéns a você Bruna que não tem porque se preocupar compartilhando os seus conhecimentos para favorecimento comum. Isso sim é saber.
      Obrigado.

      • Bruna Bechlin on janeiro 16, 2012

        Obrigada Flávio! Continue acompanhando o blog, todos aqui tem muita coisa pra compartilhar! :D

    • Fernanda Alves de Mello on janeiro 17, 2012

      Ótimo post Bruna! Este é pra deixar na aba favoritos! Testei as ferramentas uma a uma. Me ajudou bastante!

      Obrigada e parabéns :)

    • Osmar Bispo on janeiro 17, 2012

      Isto é que chamo de socializar a informação Bruna, já pegue algumas ferramentas para ser utilizadas nos meus sites e nos próximos.

      • Bruna Bechlin on janeiro 18, 2012

        Espero que essas ferramentas possam ajudar no seu trabalho, Osmar!

    • Jonatas on setembro 25, 2012

      Existe alguma ferramenta que me ajudaria a saber a posição dentro do google quando eu ainda não estou nas primeiras posições. Testei a 4a da lista. Mas tive a impressão que ela só mostra os primeiros resultados e se nosso site não faz parte dos primeiros resultados ele retorna como não encontrato.

      Obrigado pelas diacas,testarei todas elas.

      • Manuela Sanches on outubro 15, 2012

        Oi Jonatas! A maioria das ferramentas têm um limite como palavras-chave no top 30, top 50, entre outros. Há opções de ferramentas pagas, como o AWR, que você pode configurar esse limite.

    • Camis on janeiro 9, 2013

      Olá, Obrigada pelas dicas.
      Gostaria de avisá-la que o llink para download da ferramenta Page Rank no Chrome, não está funcionando.

      Por Favor continue escrevendo , dicas mto valisosas, abs

    • Eletrikus Brasiliensis on janeiro 14, 2013

      Muito bom. Conhecia quase todas, mas agora, com o desafio SEO, vamos utilizar todas, mais do que nunca. Obrigado pelo ótimo conteúdo.
      Abs,

      Mauricio

    • Roni on maio 27, 2013

      Boas opções de ferramentas, vou testar porque quero começar a focar em link building em meus sites…

      Depois do Pinguin 2.0, acredito que focar nesse trabalho, para conseguir bons links, sejá uma das coisas mais importantes no SEO.

    Escreva seu comentário