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Papéis com planejamento de marketing sobre uma mesa

Link Building: 7 Ferramentas para Facilitar a Rotina de Trabalho do Link Builder

Encontrar dicas e ferramentas para auxiliar o dia a dia de um link builder nem sempre é uma tarefa fácil, né? Se você trabalha com essa estratégia de marketing digital deve se identificar bem com isso.

Mas, não se preocupe! Aqui neste artigo vamos te dar algumas dicas de ferramentas que podem ajudar os link builders com este trabalho! Vamos lá?

1 – SEMrush


O
SEMrush é uma das melhores ferramentas para analisar o domínio do site antes de iniciar a estratégia de link building.  Este recurso permite fazer uma análise detalhada de palavras-chave para a definição de quais serão usadas durante o trabalho, entre outras funcionalidades.

Um dos diferenciais do SEMrush é o acompanhamento de  palavras-chave pelo “ranking”, onde é possível verificar semana a semana se houve indexação, ou seja, se o Google já indexou sua página na busca orgânica.  

Infelizmente, o SEMrush é uma ferramenta paga, mas que vale super a pena! Está disponível a partir de R$ 99,95.

 

2 – META SEO inspector


Essa extensão possui aproximadamente 20 links para análise do site, por meio de ferramentas de SEO, segurança do site e outros detalhes como o Google Images e Domain Tools.  Ideal para identificar falhas e acertos da meta description, como URL canônica, descrição, título do cabeçalho e mais.

Além disso, a META SEO possibilita a visualização de uma infobox, online tools (que mostra outras ferramentas de análise como Alexa, SEMRush), página de opções e informações sobre o aplicativo com todas as características do site.

 

3 – Open Site Explorer


É uma ferramenta do
Moz, site que trabalha como um simulador do Google. Basicamente, o robô do Open Site Explorer indexa o site e faz uma avaliação. Quando você abrir a página, encontrará essa aparência:

print moz

Ao colar uma URL no local indicado, você encontrará informações como:

  • Autoridade do Domínio
  • Links para o domínio
  • Links internos
  • Ranking de palavras-chave (aqui mostra o número de palavras-chave que o site está indexado entre as 50 principais posições no Google EUA).

O legal dessa ferramenta é a opção de testar os recursos gratuitamente por 30 dias.

 

4 – Majestic


O
Majestic funciona como um sistema que rastreia os diversos links que estão apontando para um determinado site, permitindo saber de onde está vindo o fluxo de uma página, mensurar se está fraco ou forte e também se o fluxo está concentrado apenas em um determinado local ou em diversos locais.

Além disso, o Majestic também possibilita analisar a qualidade do link do seu site.

É uma ferramenta excelente para qualquer link builder!

Você consegue ver muita informação interessante apenas se cadastrando, mas, para ter acesso a todas as funções você deve optar pelo plano pago, a partir de U$ 49,90.

 

5 – Ahrefs


O
Ahrefs apresenta ainda mais possibilidades para o planejamento e métricas para um link builder do que as que foram listadas anteriormente.

Ele permite que o usuário pesquise por palavras-chave de seus concorrentes e confira como elas estão classificadas no ranking. Além disso, lista a quantidade de backlinks e domínios onde esses links foram feitos.

O Ahrefs tem planos a partir de R$ 99,00.

 

6 – Linkody


Essa ferramenta tem características bem interessantes. A principal função do
Linkody é rastrear o momento em que determinado domínio recebe ou perde links.

Bastante eficiente no alinhamento das palavras-chave, permite saber quando um concorrente conseguiu indexar novas palavras, já que ele envia um e-mail de notificação da ação. Além do mais, a ferramenta também identifica e desautoriza links que são considerados ruins para o site. Útil, não?

 

7 – Google Drive


Através dos serviços de armazenamento e sincronização “na nuvem”, é possível manter seu trabalho de
link building seguro e sempre à mão em qualquer lugar.

Aproveite para usar os docs e planilhas de fácil acesso no Google Drive para organizar seus trabalhos de link building. Manter os projetos e planejamentos sempre bem preparados é essencial para qualquer profissional, e mais ainda para quem trabalha na área de marketing digital!

E aí, o que você achou das dicas de ferramentas para auxiliar o trabalho dos link builders? Se você conhece outros recursos que também podem ajudar os profissionais da área, indique pra gente aqui nos comentários! :)

Imagens: Clement H (Unsplash)

Esse conteúdo foi originalmente escrito por Bruna Bechlin  e atualizado por Susane Guimarães.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.