Dicas para conquistar links de qualidade

Dicas para conquistar links de qualidade

Quando falamos em link building, falamos em conseguir links externos. E, como sabemos, para o Google, os links externos funcionam como indicações. Quanto mais indicações um site recebe, mais popular ele é e maiores são as chances dele aparecer nos primeiros resultados de buscas =)

Entretanto, muito mais importante do que apenas obter links é conquistar links de sites de autoridade e confiança e, além disso, links espontâneos, sendo estes um dos principais desafios de um projeto de link building.

 

Quando eu falo em links de autoridade e confiança, eu me refiro aos sites que geralmente estão nos primeiros resultados para um determinado conteúdo por terem boas métricas e serem fonte de conteúdo relevante, e são, portanto, autoridade no assunto. E quando falo em links espontâneos, falo sobre indicações feitas por usuários que aprovaram seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo.

Neste post, veremos como conquistar links de qualidade destas duas formas: localizando pontos estratégicos para a inserção de links e criando um ambiente para a linkagem natural.

 

Como conquistar links de qualidade?

Vamos lá para algumas dicas simples.

 

  • Conteúdo

Não é à toa que o conteúdo está em primeiro lugar nessa lista. A qualidade do conteúdo é uma das técnicas mais funcionais e importantes em SEO. Conteúdo é a base em um processo de link building e sem um bom material fica complicado atingir bons resultados. Se você leu o artigo Conteúdo: o “preto” do Marketing Digital e colocou em prática as dicas, muito bem, você já deu o primeiro passo! :)

 

  • Redes Sociais e Link bait

Sim, eu disse que conteúdo é a base em um processo de link building. E apenas criá-lo não basta, é preciso divulgá-lo! Essa atividade pode colaborar muito com a tarefa de conseguir links de qualidade. Isso porque as pessoas não só utilizam as redes sociais para falar sobre os temas que mais lhe interessam, mas também para distribuir links! Basta o usuário encontrar algo que possa ser interessante para mais alguém e uma página acaba sendo referenciada através de links nas redes sociais. Quando o conteúdo postado em redes sociais é útil e informativo, ele poderá servir de solução para outras pessoas, o que fará com que este seja referenciado em outros tipos de sites.

Outra maneira de fazer com que as pessoas linkem para o seu conteúdo, ou seja, de fazer link bait é usando notícias. Mantenha-se informado sobre a sua área e esteja preparado pra escrever, forneça informações relevantes e inovadoras. Criar polêmicas, propor opiniões e discutir novas ideias é uma forma de fazer com que as pessoas linkem para o seu site naturalmente.

Sobre esse assunto, os artigos Palestra: Link Building em Redes Sociais, Twitter, saiba usá-lo a seu favor e Como criar um anúncio no Facebook? merecem leitura.

 

  • Ativos linkáveis

Após analisar quais páginas de seu site são ativos linkáveis, transforme-os em prospects, ou seja, oportunidade de conseguir links. Faça um bom levantamento de sites focado no segmento da URL trabalhada e considere apenas os sites relevantes em categoria e qualidade de métricas. Não perca tempo e energia dando atenção a sites de baixa qualidade ou que não tenham o perfil apropriado para seu site, pois não vão ajudar a alcançar o seu objetivo.

Para mais informações sobre ativos linkáveis e como qualificar prospecção de links, eu sugiro os artigos O que é um ativo linkável e como utilizá-lo a seu favor? e A Guide To Qualifying Link Prospects For Relevance, Value & Potentiality da Search Engine Land.

 

  • Guest Post

Oferecer um artigo é um modo eficiente de conquistar links de sites de qualidade. A principal vantagem em oferecer um guest post é a divulgação de um trabalho, em que o autor pode divulgar uma pesquisa ou até mesmo um review de um determinado produto. Com isso, além de conseguir o reconhecimento pelo trabalho na área de atuação, você pode atrair ainda mais blogueiros, webmasters e jornalistas que podem acessar aquele blog e se interessar em lhe convidar para escrever um artigo no site deles.

Ao se oferecer para escrever um guest post, seja educado, amigável, evite erros de gramática e ortografia. Além disso, tenha certeza de que o assunto que você deseja abordar não foi escrito anteriormente, assim você evita ter seu guest post recusado.

 

 

  • Requisição de links

Localizar sites que fazem referência ao seu site ou do seu cliente, mas cuja menção está sem link, links com erro e listas onde você poderia estar inserido são formas de conseguir links de qualidade.

Se a sua marca for citada, mas não em formato de link, ou este estiver quebrado, você pode entrar em contato com o responsável para que seja adicionado um link na postagem, ou para que este seja editado. Assim, o caminho entre o leitor e a empresa fica facilitado e quem se interessar em conhecer mais o site poderá acessá-lo com apenas um click.

Quanto às listas, caso encontre uma relacionada ao segmento de seu cliente, vale a pena entrar em contato com o responsável e sugerir mais uma opção para ser inserida nela. Por exemplo: uma lista com os melhores sites comparadores de preço de hotéis.

 

  • Press releases

Geralmente, releases são usados para anúncios ou lançamentos de novidades que uma assessoria tem interesse em que virem notícia. Repórteres, editores e produtores são ávidos por notícias e geralmente dependem de releases para receber dicas sobre produtos novos e incomuns, tendências de empresas, dicas e outros desenvolvimentos.

Ele pode ser realizado de duas formas: é possível postar o artigo em sites de distribuição, como o Brandpress, o Online PR News e o Ajude um repórter, ou mailing voltado à blogueiros, webmasters e jornalistas da área.

 

  • Deep Links

Uma última dica: aposte em links para páginas internas! A grande quantidade de links para páginas internas mostra que o site tem conteúdo a oferecer e os links para essa página atestam que o material em questão é relevante e de qualidade. O resultado disso é o aumento da credibilidade do seu site!

 

Bom trabalho! ;)

 

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.