Conteúdo para Blog: Dicas para Criar um Artigo Memorável

Se você empreende e deseja explorar o cenário digital, certamente já se deparou com o termo “marketing de conteúdo”, não é mesmo?

O motivo é bem simples: essa estratégia traz excelentes resultados para quem a aplica. E o melhor de tudo é que pode ser implementada em empresas de qualquer nicho ou tamanho.

Isso mesmo, não é necessário um enorme investimento! Existem vários formatos de conteúdo para serem utilizados em uma estratégia, como e-books, infográficos, webinars e outros materiais ricos.

No entanto, a melhor maneira de começar a trabalhar o conteúdo da sua empresa é por meio de um blog, tanto pela praticidade quanto pela eficácia.

Mas, como criar um bom conteúdo para blog? Quais são os segredos das organizações que conquistam resultados tão incríveis com essa estratégia?

Se você tem essas e outras dúvidas, chegou ao lugar certo! Neste artigo, listamos algumas das melhores práticas para criar artigos épicos e alavancar os negócios! Continue a leitura e confira!

Notebook com bloco de notas aberto e caderno de ideias para criar texto para blog.

Como criar um bom conteúdo para blog?

O conteúdo para web possui algumas particularidades. Por isso, é necessário dedicar tempo estudando e se especializando, para aprender todas as técnicas de escrita de internet e também de SEO. A redação para blog vai muito além da aplicação correta da ortografia.

A seguir, você confere uma série de dicas para que os artigos do seu blog gerem os resultados desejados. Vamos lá?

1. Aplique técnicas de SEO

A principal funcionalidade do blog – além de informar o leitor e trazer conteúdos relevantes para ele – é fazer com que as páginas apareçam nos resultados dos mecanismos de buscas, como o Google – o buscador mais famoso do mundo.

Existem técnicas de SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas) que têm como objetivo alcançar o topo das páginas de resultados e tornar as páginas rastreáveis. Aplicá-las em seus textos é essencial para gerar tráfego para o blog.

O assunto é complexo, pois existem mais de 200 variáveis consideradas para o ranqueamento. No entanto, quando falamos de conteúdo para web, algumas das mais importantes são palavras-chave, link building e escaneabilidade. Falaremos mais sobre elas em outros tópicos.

2. Compreenda a sua persona

O conceito de persona é aplicado às estratégias digitais e funciona como um “personagem” do seu público-alvo. A persona é muito mais específica, pois tem nome, idade e profissão, além de outros elementos relativos à sua personalidade e problemas bem definidos.

Em uma loja de camisas masculinas popular, por exemplo, poderia ser o Paulo, representante comercial de 31 anos que tem dificuldades em encontrar roupas baratas e elegantes para visitar seus clientes.

O desenvolvimento e o entendimento da persona são ações imprescindíveis para criar um bom conteúdo para blog.

Isso porque, a partir da persona será possível planejar pautas que sejam úteis para o leitor e o faça executar a ação desejada.

3. Invista na escaneabilidade

Nos dias de hoje é muito difícil que um usuário leia um artigo por completo. Acredite, o leitor de internet tem pressa e objetividade.

Sendo assim, é comum que ele apenas “passe os olhos” pela tela, “escaneando” o conteúdo até encontrar a informação que procura. E é exatamente sobre isso que trata a escaneabilidade.

Um conteúdo escaneável é aquele que:

  • divide bem as informações em subtítulos que dialogam entre si
  • utiliza frases e parágrafos curtos
  • destaca palavras estratégias com negrito
  • faz uso de tabelas, bullet points e citações

Tudo isso para facilitar o entendimento e apresentar uma disposição favorável para a leitura.

Smartphone com conteúdo web formatado.

4. Utilize um CTA que faça sentido

Um dos elementos mais importantes para um bom conteúdo web é a chamada para a ação, também conhecida como CTA (call to action).

É uma espécie de convite ao leitor para que ele execute alguma ação desejada. É claro que tudo isso faz parte de um planejamento, então precisa fazer sentido para o objetivo daquele texto e do seu negócio.

Você pode inserir uma chamada incitando o usuário a se inscrever em um newsletter, curtir uma página de rede social ou até mesmo entrar em contato com a empresa.

O importante é que, ao final do texto, você consiga convencê-lo de que precisa realizar uma ação. Lembre-se: todo texto tem uma função.

5. Conte histórias

O storytelling é a arte milenar de contar histórias aplicadas aos conceitos mais modernos de marketing digital.

Pense bem: você consegue descrever o que almoçou na semana passada? Dificilmente. Mas provavelmente lembra-se com detalhes de uma história que seus pais lhe contaram na infância ou um caso de um amigo durante o carnaval.

Isso acontece porque histórias geram empatia e ficam marcadas. Em um conteúdo para blog, esse recurso é utilizado por meio de exemplos, criação de personagens e até mesmo para enaltecer a jornada do cliente.

6. Insira links internos

Por fim, mas não menos importante, há os links internos. Eles são assim denominados pois levam o usuário a outras páginas do seu próprio blog. Ou seja, o mantém dentro do domínio de um mesmo site.

O SEO é o responsável por atrair o leitor por meio dos mecanismos de buscas. Já os links internos fazem com que ele navegue e consuma outras informações, o que aumenta ainda mais o nível de relacionamento e a proximidade com o momento da compra.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como criar um bom conteúdo para blog? Aproveite e confira outras sugestões de leituras aqui!

Imagens: Igor Mesk (Unsplash) Nick Morrison (Unsplash), NeONBRAND (Unsplash)

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Marcus Paulo Gonçalves

About Marcus Paulo Gonçalves

Formando em Publicidade e Propaganda pela UDC, estagiou como Cinegrafista na Foz TV e como Auxiliar Administrativo, na Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu. Entrou para a equipe Enlink em 2012, onde atualmente atua como Assistente de Marketing Digital. Viola o tocão sempre que pode, mas até hoje não sabe trocar as cordas.

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