Como aprender SEO de maneira natural e intuitiva?

Por 28 de agosto de 2014 abril 12th, 2017 Geral

Uma coisa que eu aprendi aqui na Enlink é que não há nada mais construtivo na carreira profissional de um SEO e Marketing Digital do que estudar diariamente. Sempre há um artigo novo, uma técnica inovadora, uma métrica que pode agilizar suas atividades online ou um cheat sheet daquela atividade que mobilizou a equipe inteira para criar uma metodologia de trabalho.

como-aprender-seo

Algumas redes sociais, como o Pinterest, o Google+ e o Youtube também são ótimas para a leitura. Sites como Reddit e Quora também têm ótimos artigos – e são redutos para pesquisar com o olhar, já que é mais prático ler os títulos dos artigos para saber o que está acontecendo no mercado do que abrir 10 textos por dia. Para encontrar conteúdo de qualidade dentro desses sites, basta digitar queries como “best pinterest SEO boards”, “quora digital marketing” ou “google+ seo forum”.

Eu, particularmente, não utilizo muito o Youtube; mas isso também não significa que eu não tenha vídeos bacanas pra indicar. Muito (mas muito mesmo!) do que eu aprendi em SEO começou com o Whiteboard Friday, da agência Moz – em especial com os vídeos que são feitos pelo Rand Fishkin, um dos meus ídolos da área. O maior atrativo deste quadro é que os vídeos são editados na velocidade que tudo deveria acontecer na internet: rápido!

Tip: acompanhar a narração do vídeo pode ser um pouco complicado nas primeiras vezes. Caso tenha dificuldades, basta copiar a transcrição do vídeo em algum tradutor online.

 

Indico esses vídeos, também, pelo seguinte motivo: não adianta simplesmente ler sobre os assuntos do Marketing Digital. Você tem que encontrar os seus escritores e blogs preferidos da área, entender o por que de cada autor defender um ponto de vista totalmente diferente do anterior e, sobretudo, ir definindo a sua própria metodologia de trabalho – algo que leva bastante tempo e pode ser um processo dolorido se você não tiver a mente aberta no início de tudo. Eu demorei um ano pra fazer a lista que vou compartilhar com vocês neste post e até hoje ela continua aumentando.

seo-twitter-tips

A meu ver, o Twitter é a melhor plataforma pra ler sobre os temas da área de tecnologia. Você pode criar listas ou seguir as que já existem, o que é uma ótima maneira de organizar o feed. Além disso, é muito mais prático ler 140 caracteres de resumo do que alguns posts do Facebook ou acessar blog por blog, não é mesmo?

Outra coisa bacana da plataforma é que alguns dos principais conversas sobre SEO acontecem por ali. É comum que você consiga acompanhar discussões sobre temas polêmicos, novas tendências ou cases mais complicados. Além disso, você também consegue participar de alguns desses diálogos, dependendo do profissional ou social media envolvido. Pra quem tá começando em SEO, é uma experiência excelente e fundamental.

Minhas diquinhas do Twitter são:

The Web Psych | Social Bakers | Fabio Ricotta | Search Engine Land | KISS Metrics | Aleida Solis | Rand FishkinUnbounce

Tip: sempre tem conteúdo legal nos tweets que esses perfis favoritam.

 

leitura-dicas-seo

Assim como os blogs de atualidade, também há blogs de SEO que você pode acessar livremente sem se arrepender ou perder tempo lendo informações desnecessárias. Algumas agências brasileiras – como é o caso da Enlink! – tem ótimos blogs também, mas eu sempre gosto de dar uma olhada nos gringos pra saber o que está rolando por lá. Vale lembrar, o Marketing Digital é um nicho muito competitivo e efêmero, o que faz com que a pesquisa tenha um caráter importantíssimo para a formação do profissional.

Primeiramente, vou indicar os sites que tem um caráter mais jornalístico e informativo:

Mashable | Marketing Land | Search Engine Journal | Search Engine Watch | Search Engine Roundtable

Há também alguns blogs que tem como foco a divulgação de pesquisas e estatísticas, muito úteis para pesquisas mais específicas. Eles também costumam mostrar novas maneiras de uso para as ferramentas que vendem, o que pode ajudá-lo também a rever certas estratégias:

Social Bakers | Majestic SEO | Buffer App

E agora os meus queridinhos. Além de terem linguagem fácil, eles sempre ensinam SEO de maneira aprofundada, mostrando o passo a passo e instrumentalizando mesmo o profissional:

Raven Tools | Wishpond | Distilled | SEER Interactive

seo-facebook

Eu não sigo muitas fan pages de Marketing Digital no Facebook, mas tem alguns grupos que funcionam como fórum e são excelentes para o crescimento profissional. Nesses grupos você pode tanto tirar dúvidas de como utilizar alguma técnica de SEO, contratar profissionais para ajudar, fazer amigos na área e trocar ideia sobre as novidades do mercado digital. Olha só:

Chechlist SEO | Grupo de Mídias Sociais | Escola do Marketing Digital

Espero que essas leituras ajudem na sua pesquisa. Tem mais alguma dica? Conta pra gente nos comentários!

Comments

comments

Alice Maneschy

Sobre Alice Maneschy

Trabalha na Enlink desde março de 2012, onde começou como link builder e novata na utilização de SEO - pelo qual se apaixonou e, desde então, não passa um dia sem respirar novidades sobre o nicho. Fotógrafa amadora, viciada em música e seriados, blogueira da cultura underground e cinéfila.

Faça um comentário