Briefing para propostas de Marketing Digital: da elaboração ao gerenciamento

Briefing para propostas de Marketing Digital: da elaboração ao gerenciamento

Eu sei que você já sabe que briefing é um formulário que contém os principais tópicos que te ajudarão a entender o perfil de seu cliente. Mas gostaria de reforçar alguns pontos, principalmente porque meu foco aqui é o briefing necessário para desenvolvimento de propostas de marketing digital.

A ideia central de um briefing é identificar previamente quais são as principais características e objetivos do cliente, a fim de facilitar e qualificar o desenvolvimento da proposta do projeto para o qual você poderá ser contratado. Qualquer mal entendido neste sentido pode resultar em clientes insatisfeitos, projetos mal desenvolvidos e até mais complexos do que previsto.

A pessoa responsável pelo briefing precisa ser curiosa, afinal, por mais que existam tópicos padronizados, é a percepção e compreensão das lacunas entre elas que te darão mais clareza sobre como conduzir o projeto.

O foco do briefing que sugiro abaixo é o primeiro contato, durante o qual você tenta entender o cliente para a criação de proposta com os serviços ideais.

• Descrição de serviço: o que a empresa faz? Qual a missão, visão e valores?;

• Entenda o papel do website no negócio: o site é a única fonte de conversão? Não é a única mas é a principal? É apenas um cartão de visitas? É um cartão de visitas e referência em conteúdo para o segmento?;

• Público-alvo: peça ao cliente que seja bastante específico neste sentido, se possível, definindo o público primário e secundário;

• Diferencial em relação aos concorrentes e quem são eles: o que a empresa faz que os concorrentes não? Como esse diferencial pode trazer mais destaque? Quem são os concorrentes? O que eles estão fazendo para ganhar o mercado? Eles têm mais destaque que seu cliente?

• Como a empresa é vista: como o cliente é visto pelo mercado? É uma empresa conservadora ou inovadora? Além de ter a opinião do cliente, utilize as ferramentas como o Reclame AquiSocial Mention, elas darão ainda mais embasamento para compreensão deste ponto;

• Já criou alguma estratégia online antes: alguns dos serviços buscados já foi trabalhado antes? É muito importante conhecer as estratégias já utilizadas, o que deu certo, qual foi a eficácia do trabalho. Em ações de link building, por exemplo, essa pergunta é crucial, visto que se mal desenvolvido, poderá ter trazido consequências ruins a seu cliente;

• Expectativas sobre o trabalho: o que o cliente espera de você? Por exemplo, conteúdo para o blog é o serviço contratado, o que ele vislumbra para esta atividade?;

• Palavras-chave na visão do cliente: independente da quantidade de ferramentas disponíveis para essa pesquisa, pergunte ao cliente como ele identifica sua empresa. Pode abrir sua mente;

• Até onde você pode ir: muitas vezes temos boas soluções para atividades que não dizem respeito ao serviço contratado. Estamos autorizados a apresentar propostas pontuais ou mesmo indicar parceiros?

Depois de coletar essas informações, é hora envolver a sua equipe. Apresente os dados que possui, realize um brainstorm e direcione o desenvolvimento da proposta. O objetivo é criar, junto de seus colegas, uma proposta consistente e criativa.

Uma vez que o projeto é aprovado, um novo briefing deverá ser desenvolvido junto ao cliente, mas sendo, desta vez, desenvolvido pelo analista, bastante focado e detalhado.

 

Como gerenciar seus briefings

O ideal é que os briefings sejam feitos pessoalmente ou por telefone, assim você já tem a oportunidade de enxergar as lacunas que mencionei antes. Mas como nem sempre é possível, sugiro o uso do formulário no Google Docs para esta tarefa; ele também será útil como gerenciador destes contatos.

Importante: tá proibido colar briefing no corpo do e-mail, viu? Onde já se viu fazer o cliente ter trabalho de responder alguma coisa? Oras!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enquanto gerenciador, a vantagem do Google Docs é que todas as respostas ficarão arquivadas em uma mesma planilha. Assim:

 

Funciona da seguinte maneira: você cria o formulário que mostrei antes e automaticamente uma planilha é gerada. O que você direciona ao cliente é o formulário e na planilha aparecerão as respostas dele a você. Dessa forma, você consegue ter todas as respostas de briefings já preenchidos em um mesmo lugar.

Uma dica também é caso seu site seja porta de entrada para o contato de clientes interessados em seus serviços. Crie um formulário com essa finalidade utilizando o Google Docs e o incorpore por lá, assim como fazemos aqui na Enlink. Todos os contatos feitos serão automaticamente adicionados à planilha que a ferramenta gera e através dela você pode ativar o botão de notificações. Assim, sempre que alguém preencher suas informações no site, você receberá um e-mail avisando.

 

—-

Tem mais sugestões de como realizar esse trabalho? Escreva nos comentários 🙂

Comments

comments