Você já ouviu falar de marketing de afiliados?

Você já ouviu falar de marketing de afiliados?

O marketing de afiliados tem chamado a atenção de blogueiros e empresas nos últimos tempos, seja pela comissão, pela divulgação ou pelo relacionamento que se estabelece nesta atividade. Mas, a final o que é o marketing de afiliados?

Basicamente, é uma forma de publicidade online, em que um site divulga serviços ou produtos de anunciantes em troca de comissões. Geralmente, funciona como um site independente que agrega diversos produtos de e-commerce em categorias específicas, redirecionando o usuário para a loja virtual onde o produto está realmente à venda. A comissão é creditada aos afiliados sempre que a compra for concluída e empresa responsável detectar que a operação se deu através do site afiliado.

As comissões podem ser geradas de várias maneiras, sendo as mais comuns o Custo por Clique (CPC), o Custo por Ação (CPA), Custo por Lead Válido (CPL), Custo por Mil Impressões CPM, Custo por Formulário CPF e Custo por Venda CPV.

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Pegamos a imagem acima no site da empresa Sugarrae e decidimos traduzi-la para que a explicação pudesse ficar mais clara. Como você pode ver, tudo funciona a partir dos cookies que cada site deixa no seu navegador. Eles que informam o e-commerce de que uma compra foi realizada através do site dos afiliados.

E quem são os profissionais por trás do Marketing de Afiliados?

Neste ramo, há três personagens principais:

– o publisher, que seria um site ou blogueiro;

– as plataformas responsáveis pela geração de itens como links para rastrear anúncios, geração de códigos e contabilização de vendas;

– e os merchants, que são os anunciantes que estão querendo realmente vender um produto ou serviço.

Para o publisher, a divulgação é primordial. Fazer com que a plataforma seja conhecida, usada e funcione bem para os usuários é a chave para o sucesso. Com relação aos sites de e-commerce que recorrem a esta prática, o valor está no relacionamento estabelecido com os blogueiros e sites afiliados, na geração de leads e, claro, nas vendas – que devem aumentar, conforme crescem também os meios de divulgação de seus produtos.

Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Afiliados

O evento Afiliados Brasil foi criado para os profissionais de Afiliação brasileiros terem a oportunidade de discutir diversos assuntos relacionados ao meio. Em 2013, os principais temas abordados serão a maximação de resultados, afiliação internacional, e-mail marketing, cases de sucesso, link building, afiliação e técnicas de “sobrevivência” no Google, discussões sobre o presente e o futuro do Marketing de Afiliados e mais.

Basicamente, será um ambiente propenso a troca de experiências e a criação oportunidades de negócio. Para quem quer conhecer e entender um pouco mais sobre o nicho de Afiliados, este também é um ótimo evento.

Ficou interessado? O Afiliados Brasil acontecerá em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, dos dia 30 de maio ao dia 1° de junho. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento, através deste link.

Este artigo foi escrito com a colaboração e coach da Alice Maneschy.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.