Como Usar Twitter para Empresas e Negócios

Como Usar Twitter para Empresas e Negócios

Saber tirar proveito das diferentes formas de interação e informação que a internet nos oferece é saber aproveitar e ter acesso aos mais diversos conteúdos, pessoas, empresas e lugares. A internet dissipa distâncias e aproxima informações e conteúdos em todo o mundo e para diferentes pessoas através de sites, e-mail, bate-papos, redes sociais, vídeo conferências, entre outros. E um bom exemplo de como utilizar o universo da internet a nosso favor é o Twitter.

Quem faz uso diário do Twitter, sabe da importância da internet e de como ela tem um super poder no cotidiano, tanto na vida pessoal como na vida profissional de milhares de internautas em todo o mundo, afinal estamos falando de informação em tempo real. Mas será que todos nós sabemos fazer o uso correto dessa ferramenta?

O Twitter pode ser usado por qualquer pessoa e sem a necessidade de convite. Neste vídeo criado e produzido pelo site Fazer o Quê, é possível conhecer o mundo ‘twitteriano’ através de um passo a passo:

Vídeo tutorial Fazeroquê

Os usuários do Twitter, desde estudantes, artistas famosos a empresas (que apostam pesado na onda das redes sociais na hora de divulgar produtos e serviços), criam os seus perfis e escrevem mensagens com até 140 caracteres. Os tweets podem ser elaborados por frases concisas, piadas curtas ou compartilhamento de notícias, acontecimentos, lançamentos de produtos, sorteios, promoções, entre outras curiosidades.

Cada usuário escolhe o perfil que pretende seguir, levando em consideração qualidades que para ele são fundamentais como: as mensagens postadas, número de seguidores, layout curioso, promoções e muitos outros fatores que fazem de uma simples página um sucesso.

O mais bacana do Twitter é que você fica atualizado a partir das mensagens publicadas pelos perfis que você decidiu seguir, fazendo com que o principal objetivo dessa ferramenta seja de grande utilidade: acompanhar informações em tempo real, ponto que diferencia o microblog de outras redes sociais, como Facebook ou Orkut, cuja finalidade principal é interagir com os amigos.

Entre os perfis brasileiros com o maior número de acessos no Twitter estão os perfis de personalidades das mais variadas áreas. São artistas, jornalistas, músicos, apresentadores e jogadores. Alguns exemplos são os perfis: do jogador Kaká, @KAKA; do apresentador Luciano Huck, @LucianoHuck; de um dos apresentadores do CQC, o Rafinha Bastos, @rafinhabastos; o da cantora Ivete Sangalo, @ivetesangalo; e uma infinidade de outros artistas, anônimos e até mesmo fakes.

No TweetRank é possível acompanhar uma lista com as celebridades mais twitteiras do país.

Tweet Rank

Com o intuito de passar informação, entretenimento e qualquer outro tipo de reação positiva, esses perfis sabem e conseguem com poucos caracteres atingir seu público alvo e conquistar ainda mais fiéis seguidores.

Se você já possui um Twitter, mas ainda sente receio na hora de twittar, saiba que é possível encontrar páginas especializadas em  Twittiqueta, que nada mais são do que noções básicas para não fazer feio na hora de utilizar os seus 140 caracteres.

E antes de qualquer coisa: seja você mesmo. Assim como as demais redes sociais em evidência, o Twitter possui uma relação interpessoal de troca de informações. Por isso, só não leve esta dica em consideração se o seu perfil for fake. E não vale começar uma briga feia via Twitter, só porque a opinião de alguém foi de encontro a sua. As pessoas são extremamente diferentes umas das outras e discordar faz parte do jogo.

Saiba usar os 140 caracteres a seu favor

A não ser que você seja alguma personalidade em alta, algumas pessoas até gostariam de saber sobre o seu dia-a-dia, mas se você não é, poupe seus seguidores sobre a sua vida particular. Comente e dê a sua opinião sobre assuntos que estão sendo notícia na rede, compartilhe informações saudáveis, que agreguem algo de bom. Assim, certamente será possível conseguir mais seguidores.

Educação é bom e todo mundo gosta, por isso, esta é uma dica que nem precisa ser citada, mas lembrar nunca é demais. Seja educado e faça uso do bom português. Estas duas dicas, se andarem juntas, garantirão uma relação saudável, evitando discussões desnecessárias e o risco de um unfollow ou um block bem grande no seu perfil por parte de algum seguidor.

Use de forma correta as hashtags (#). Elas fazem parte de um dos recursos importantes do Twitter e usá-las da forma correta evitará situações ridículas. A principal regra das hashtags é que ela seja usada apenas quando o assunto for realmente relevante o suficiente para ser considerado importante para os demais. Criar uma #hashtag para cada tweet passará a impressão de que você pretende chamar a atenção de todos, de forma excessiva e, principalmente, errada.

As hashtags são utilizadas para facilitar a busca e colocar assuntos de forma centralizada e organizada. São muito usadas em discussões e em assuntos de interesse em comum de um grupo de pessoas.

Além disso, quem usa o Twitter de forma profissional deve levar em consideração que a publicação abusiva de divulgações indesejadas ou spam é o primeiro passo para afastar seguidores. Afinal, ninguém gosta daquele monte de RT de spam poluindo sua página principal.

Saiba deixar a sua empresa em evidência, mas sem parecer cansativo aos olhos de quem o segue. Divulgue novidades, faça sorteios, avise sobre o lançamento de produtos e todo e qualquer outro tipo de informação de forma saudável e informativa.

Ainda na linha da política da boa vizinhança, algumas das dicas bacanas que encontrei dão orientações a respeito de seguir ou não um perfil que está te acompanhando. Você não é obrigado a seguir fulano só porque ele te segue. A escolha de seguidores vai ser feita de acordo com os seus interesses.

E entre as dicas mais preciosas está a da arte de escrever bem. Além do Twitter não ser um bate papo como o Messenger, na hora das atualizações é fundamental escrever corretamente para que todos possam compreender a mensagem transmitida. Evite erros ou vícios de linguagem e faça sucesso com seus tweets.

Passarinho da rede social Twitter

E já que eu sigo essas dicas direitinho no Twitter, aproveita e me segue por lá : @carolcanete  ;)

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.