6 Dicas Ninjas para Blog Corporativo

6 Dicas Ninjas para Blog Corporativo

Para criar relacionamento, engajamento e melhorar a comunicação entre empresas e clientes de uma maneira eficiente e, relativamente, segura, o blog corporativo é uma das ferramentas mais indicadas.

Certamente, você já leu essa informação em algum blog, certo? Aqui mesmo já falamos como Como se tornar um blogueiro de sucesso. Por isso, a questão aqui: é como criar um blog corporativo que seja, a uma só vez, interessante e divertido? E por onde começar?

Pensando nisso, criamos este post para apontar seis fatores/dicas que devem ser observados durante a criação e manutenção de um blog corporativo.

Foto: Free Digital Photos

Pesquisa e planejamento
Esta é uma orientação para a vida. Antes de se lançar em uma nova ação, é preciso conhecer o território, analisar quais as condições e, claro, ver o que seus “concorrentes” estão fazendo. Encontre os blogs que, dentro de seu nicho, já obtiveram êxito, conferindo qual a abordagem e a postura que lhe garantiram sucesso.

Mirar-se em bons exemplos é sempre bom e, além disso, se o seu objetivo é se tornar referência em sua área, em algum momento, você precisará de indicações e, porque não, a de um “expert” no assunto?

Estabeleça objetivos claros
Saber onde se pretende chegar facilita a escolha de ferramentas e direciona melhor seus esforços. Alguns objetivos – e benefícios – que podem ser alcançados com um blog corporativo:

– Gerar leads e vendas;
– Melhorar o relacionamento com os clientes;
– Aumentar a visibilidade de produtos e serviços;
– Criar uma identidade.

Outro ponto que deve interferir em suas ações é o fato de que, por ser uma ferramenta dinâmica, o blog ajuda manter o interesse do cliente ou mesmo despertá-lo. Nesse sentido, é preciso lhe oferecer algo. E quando o assunto é web, onde os blogs são uma das mais importantes plataformas de produção de conteúdo, ofereça-lhe conteúdo relevante, de qualidade, com frequência e terá um público fiel.

Conteúdo
O conteúdo pode ser considerado a espinha dorsal de seu blog. Por isso, é preciso construí-lo com cuidado, equilibrando a escrita entre os leitores e os buscadores. Ou seja: o texto precisa ser otimizado, com palavras-chave relevantes, entre outras técnicas deSEO aplicadas a blogs, mas sem descuidar, em absoluto, das demandas e interesses do seu público.

Lembre-se que não é necessário escrever apenas sobre a sua área de atuação. Assuntos e temáticas relacionadas devem ser exploradas, o que garante a promoção de aprendizado e amplia o alcance da sua influência na rede.

Além disso, não se esqueça que conteúdo é mais que produção de textos, em seu sentido estrito. Infográficos, fotos, slides e vídeos são boas alternativas e, sobretudo, diferenciadas.

Para mais dicas sobre como encontrar pautas, viralizar seu conteúdo, gerar buzz positivo e muiro mais? Seus problemas acabaram, temos aqui nesse lindo e querido blog uma categoria só sobre conteúdo.
Equipe
Uma das vantagens de escrever é o aprendizado que advém desta ação. Assim, o ideal é contar com colaboradores fixos para o blog. Visto que nem todos os profissionais têm interesse ou habilidade para a escrita e, que essa é uma ação que demanda tempo e criatividade, para não sobrecarregar determinado funcionário, é interessante promover “rodízios”. Do mesmo modo, diferentes temas podem ser explorados.

Essa também é uma estratégia bastante eficaz para tornar o CEO e demais profissionais verdadeiros “experts” no assunto.

Organização do blog
Usar um domínio integrado ao site da empresa – por exemplo, o nosso:enklinkbuilding.com.br/blog – é a melhor saída, pois, dessa forma, seu blog será mais facilmente encontrado e, além disso, para cada link que o blog receber, todo o domínio será fortalecido.

Mais especificamente sobre organização, crie categorias e listas para separar seus posts. Assim, o internauta encontrará rapidamente o que procura. Essa divisão e o uso de categorias permite que artigos relacionados sejam exibidos para o leitor o instigando a permanecer na página por mais tempo.

Divulgação
As redes sociais são o melhor meio para se propagar conteúdo. Por isso, caso não possua perfis, crie-os. No Brasil, as maiores e mais usadas são o Facebook e o Twitter, sem esquecer o Orkut. Para ter certeza de que é aí que seu público está, faça pesquisas e esteja onde ele estiver.

Em resumo
Ao investir em um blog corporativo, com a real intenção de transformá-lo em um canal de comunicação com o leitor, é preciso estabelecer objetivos claros, mensuráveis e tratá-lo com seriedade. Não é um trabalho a ser delegado “ao sobrinho que manja de internet”. Lembre-se que essa é a melhor ferramenta para humanizar a identidade da empresa e que o que é lançado na rede dificilmente será apagado. Por isso, um bom trabalho garante que uma boa imagem seja perpetuada.

E lembra que falamos há pouco sobre mirar-se em bons exemplos? Então, abaixo seguem alguns blogs corporativos que são sucesso. Enjoy!

Blog Tecnisa: o primeiro blog corporativo do mercado imobiliário, como está explicitado em seu título. Os conteúdos são relacionados principalmente às dúvidas dos clientes, esclarecidas com dicas e informações de maneira acessível;

 Blog da Lu: com a criação de uma atendente virtual, a Lu, o Magazine Luiza oferece aos seus clientes bem mais do que ofertas. São conteúdos explicativos e interativos sobre diversos temas, que a cada dia conquistam novos seguidores e um público fidelizado;

 Meninas e Sapatos: é o blog da Bottero que não apresenta apenas os produtos da marca, mas também as tendências e as novidades do mundo da moda, não se restringindo aos sapatos.

 Se você já conhece os três exemplos citados ou se lembra de outros blogs corporativos de sucesso, compartilhe!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.