Links Patrocinados: você conhece as vantagens desse investimento?

Links Patrocinados: você conhece as vantagens desse investimento?

Todos sabemos o quão importantes são as estratégias de marketing digital para aumentar a taxa de visitas de um site, torná-lo mais conhecido na internet, e claro, para que o objetivo final seja conquistado: a conversão – seja ela qual for.

Neste sentido, investir em técnicas de SEO é fundamental. A otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, fatores on e off Page, otimização para redes sociais, organização da arquitetura e usabilidade do site permitem que a sua marca fique visível nos motores de busca, atraindo usuários e possíveis clientes que procuram pelos seus produtos e serviços.

Dito isso, é fato que o SEO é importante na publicidade de qualquer empresa. No entanto, há outro investimento fundamental para brigar pela visibilidade na SERP: os Links Patrocinados!

Uma SERP é composta basicamente por três conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: os resultados orgânicos, o Places e os resultados pagos. Estes anúncios ficam dispostos em locais privilegiados nas páginas dos resultados dos buscadores e em redes de conteúdo. No caso do Google, por exemplo, há duas regiões destinadas aos links pagos, uma no canto direito da tela e uma região especial, no topo da página com um destaque colorido, que pode render ainda mais cliques.

Rede de pesquisa – Google

Estes anúncios que aparecem acima e ao lado dos resultados de pesquisa e em sites que fazem parceria com o Google são os mais conhecidos, entretanto, o Google Adwords (ferramenta de publicidade do Google) oferece muito mais.

Além da Rede de Pesquisa, os anunciantes podem comprar anúncios em diversos outros sites afiliados do Google, como ADSense, YouTube, Maps, Gmail e outros. Essa publicidade, conhecida como Rede de Display, oferece todos os formatos de anúncio: texto, gráfico, rich media e vídeo, o que permite que os anunciantes usem a criatividade para conquistar consumidores em toda a web!

Rede de Display – YouTube

 É por isso que os links patrocinados são os companheiros ideais das técnicas de SEO. Por exemplo, você sabia que 80% dos usuários não vão para a 2ª página dos resultados da busca? E que a Rede de Display tem 95% de cobertura de toda a Internet, resultando em bilhões de impressões para mais de 500 milhões de usuários por mês?

Investindo em links patrocinados, você tem a chance de brigar pela visibilidade nas SERPs e aparecer logo na primeira página, independentemente de o trabalho de SEO estar ou não em atividade.

Vale lembrar que quando você possui um site com muitos concorrentes e simultaneamente com as mesmas palavras-chave, é mais difícil aparecer nas buscas somente por técnicas de SEO. Outro ponto é que existem algumas áreas que o SEO não consegue atingir, e que os links pagos complementam perfeitamente.

Entenda por que vale a pena investir neste tipo de publicidade!

Implementação rápida
Diferente da estratégia de SEO que leva tempo, os anúncios patrocinados podem ir ao ar assim que você cria a sua campanha e efetua o investimento. Além disso, é possível mudar rapidamente a sua estratégia, basta acessar a sua campanha e fazer as modificações necessárias.

Relevância
Os links patrocinados atraem os clientes que você deseja no exato momento em que estão buscando seus produtos e serviços. O segredo da busca é que, por meio das palavras-chave otimizadas, o seu site aparece o quanto antes nos resultados. Se o seu anúncio for atraente e aparecer em primeiro lugar aos olhos do internauta, você alcançará clientes em potencial.

Alto poder de segmentação
Você pode exibir seus anúncios em idiomas e locais de destinos diferentes, segmentar por público alvo, programar em quais horários e dias da semana seus anúncios serão exibidos e com que intensidade, escolher em quais tipos de aparelhos eletrônicos sua marca será anunciada, determinar um método de exibição e rotação dos anúncios, e muito mais.

Campanhas sazonais
Com links patrocinados, é fácil trabalhar com campanhas sazonais, voltadas a datas comemorativas, estações do ano e ofertas temporárias. Se manter atento a situações corriqueiras para criar uma campanha na hora em que usuários estão procurando pelo tema também é uma ótima oportunidade de gerar conversão. Para isso, a ferramenta de alerta do Google pode ajudar a receber por e-mail notícias, produtos ou serviços dos seus clientes.

Alcançar diferentes palavras-chave
Diferentemente do que ocorre com estratégias de SEO, com links patrocinados você pode alcançar boas posições para todas as palavras-chave da sua campanha. Além disso, se você ver que determinada palavra-chave não está convertendo, você poderá alterá-la a qualquer momento.

Elevado controle de gastos e mensuração
Quando você trabalha com Pay Per Click (PPC), você paga apenas quando recebe o clique do usuário para visitar seu site. Dessa forma, é possível controlar seu orçamento e mensurar os resultados. Analisando os diferentes relatórios fornecidos pelo Google Adwords e o retorno sobre o investimento (ROI) é possível acompanhar bem de perto cada campanha e prever ações.

Adequado para múltiplos objetivos de marketing
Outra possibilidade é desenvolver estratégias diferentes dependendo do seu objetivo: promover branding, resposta direta ou aumentar tráfego. Tenha bem definidos seus objetivos, use as ferramentas certas e espere os bons resultados.

Publicidade em sites e blogs
Ao usar a Rede de Display, seu anúncio pode ser exibido em diversos portais, sites e blogs, o que aumenta os pontos de contato e a possibilidade de retornos positivos.

Essas possibilidades provam que SEO e links patrocinados formam uma dupla dinâmica. Com links pagos, um site pode entrar no mercado digital com total visibilidade, recebendo visitas e aumentando as chances de realizar bons negócios mesmo antes de estar bem posicionado nas SERPs!

Portanto, não deixe de apostar nos links patrocinados como uma estratégia que propicia a concretização dos seus negócios, pois eles são, hoje em dia, a forma mais rápida de se obter publicidade no meio digital dentro e fora das search engines.

Uma campanha bem planejada, estruturada e administrada pode ser o segredo para conquistar o disputado lugar ao sol! =)

Sugestão
Para uma campanha de links patrocinados gerar resultado, trace os objetivos e monitore diariamente a sua conta. Pela quantidade de estudo, trabalho e experiência necessários para a gestão de uma campanha, muitas empresas optam por contratar uma agência especializada para desenvolver a estratégia. Acompanhe de perto os resultados e desfrute de tudo o que os links patrocinados têm a oferecer!

Fonte: Display com inteligência de Search.

Se você ainda não conhece todos os termos relacionados, veja esse Glossário de links patrocinados.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.