Link Building em Redes Sociais

Link Building em Redes Sociais

A utilização profissional de mídias sociais tem ganhado importante espaço no mercado, pois a tendência atual é de associá-las a campanhas publicitárias, estratégia que ficou conhecida como SMM (Social Media Marketing). Pesquisa feita pelo IBOPE mostra que 87% dos internautas brasileiros utilizam redes sociais para assuntos pessoais e profissionais.

Empresas utilizam redes sociais para monitoramento de marca e tendências, e campanhas virais – visando o aumento de popularidade, tráfego e também links. Nessa série de posts mostraremos diferentes tipos de redes sociais e dicas de como usá-las em estratégias de link building.

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Como integrar redes sociais à link building?

Redes sociais são poderosas para disseminar links e gerar rápido compartilhamento de conteúdo. Isso caso o conteúdo seja interessante e seja divulgado da maneira correta. Para ajudar a tarefa de divulgação, segue uma lista com diferentes tipos de redes sociais, sua definição, uso para link building e sites populares:

1) Social Micro-blogging:

Forma de publicação rápida de conteúdo (geralmente com menos de 200 caracteres), normalmente com intuito pessoal de compartilhamento de links, fotos, citações, diálogos e vídeo, para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário.

Link Building em Micro-blogging: crie um perfil (pessoal ou marca), encontre usuários interessados em seu nicho e compartilhe links da marca e assuntos relacionados. O ideal é tornar o perfil forte, interagindo com os usuários.

Sugestões de Micro-bloggings: Twitter, Limão, Identi.ca

2) Social Network:

Pessoas ou organizações que fazem parte de uma estrutura social online, que estão conectadas por vários tipos de relações e compartilham interesses.

Link Building em Social Network: o ideal é criar um perfil da marca ou para a pessoa responsável pela conta e atuar em comunidades relacionadas ao nicho. Nesse tipo de site vale a pena construir um perfil e agregar valor a ele, inserindo fotos, informações e participando de comunidades, desse modo sua presença na rede se torna popular. Os links podem ser inseridos no perfil, em fóruns de comunidades relacionadas ou na descrição de comunidade criada para o cliente.

Sugestões de Social Network: Tumblr, Facebook, Orkut

3) Social News:

Compartilhamento de links sobre notícias, artigos e informações curiosas. O usuário insere um link, define a categoria e quando publicado os demais membros da comunidade podem votar na notícia – de acordo com esses votos a notícia pode ganhar posição de destaque.

Link Building em Social News: crie uma conta nos principais sites de social news nacionais e participe dessas comunidades compartilhando links de notícias informativas relacionadas ao seu nicho. Em meio a esses comece a inserir links para artigos, notícias e fotos do seu site, mas apenas faça isso quando o conteúdo for realmente interessante. Caso os demais usuários vejam que você insere apenas links para conteúdo comercial ou institucional é improvável que conquiste seguidores e que seus links ganhem destaque. Ao manter um perfil ativo e informativo as chances do seu conteúdo alcançar maior visibilidade por meio de votos aumenta, consequentemente a chance do conteúdo ser divulgado em outros sites é grande – assim surge um ciclo natural de “linkabilidade”. Além disso, grande parte dos sites de social news possuem external links follow.

Sugestões de Social News: Dihitt, Gafanhoto, Folkd

4) Social Bookmark:

Funcionam como os sites favoritos que são arquivados em browsers, mas com a diferença de serem arquivados online e terem a opção de serem públicos. Os pontos positivos são o fácil acesso e possibilidade de compartilhamento.

Link Building em Social Bookmark: grande parte desses sites possuem external links follow, então crie sua conta, adicione sites relacionados ao seu nicho e em meio a esses um link para o seu site. Não esqueça de configurar sua conta ou listas como públicas.

Sugestões de Social Bookmarks: Connotea, A1, Spotback

5) Wiki:

Tipo de site onde é possível criar e editar conteúdo postado por qualquer usuário. O objetivo é compartilhar e atualizar informações relevantes e curiosas.

Link Building em Wiki: primeiro defina como poderia inserir um link no site escolhido:

– Ao criar um artigo utilizando informações contidas em um artigo do seu site e então inserir a URL dessa página na seção de referências;

– Ou por meio de um artigo institucional (isso caso a empresa em questão seja grande ou tenha algum diferencial que atraia a atenção de leitores, pois provavelmente um artigo sobre uma empresa pouco conhecida passe pela revisão de editores), como o artigo sobre a empresa Magazine Luiza na Wikipedia.

Feito isso, analise a viabilidade desse conteúdo ser aceito pela comunidade. Então crie uma conta e colabore (no caso da Wikipedia colabore muito) antes de inserir qualquer link para o seu site, pois dessa maneira as chances do seu conteúdo ser apagado por outros editores diminuem.

Apesar da maioria desses sites contarem com external links rel=nofollow vale a pena dedicar-se pois esses links podem levar muitos visitantes ao seu site, além de servirem como link bait, já que muitos usuários utilizam Wiki como fonte de pesquisa para outros artigos online.

Sugestões de Wiki: Wiki 2 Buy, Wikipedia, About Us

Ao criar uma estratégia de SMM é importante analisar a quantidade de tempo e profissionais que serão dedicados, pois de nada adianta criar diferentes canais de comunicação com seu público-alvo e depois descobrir que não conseguirá ouvi-lo e interagir. Siga acompanhando essa série de posts para conhecer diferentes tipos de redes sociais e definir quais valem mais a pena para o seu nicho.

Esse artigo contou com a colaboração de Carol Ramalho e Manuela Sanches.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.