Infográfico, o queridinho do Link Building

Infográfico, o queridinho do Link Building

Basicamente, um infográfico é a representação visual de uma informação. Pode ser uma animação interativa ou mesmo uma imagem simples, o importante é passar a informação de forma rápida e precisa. Infográficos têm apelo visual, são fáceis de compreender, bastante informativos e os créditos são sempre mantidos.

E por que ele é o queridinho do Link Building? Simples: porque ele pode gerar repercussão! A grande maioria dos internautas prefere posts com imagens, e estes usuários também gostam de informações rápidas, mas de qualidade, e os infográficos fazem esse serviço. Para tanto, vale lembrar que o infográfico não deve ser simplesmente jogado na página, ele deve vir acompanhado de um texto explicativo, (afinal, o infográfico, em si, não pode ser lido pelos mecanismos de busca – assim como qualquer animação ou imagem, exceto pelo alt text) e esse texto sim será visto pelos motores de busca.

Vamos conhecer um exemplo de infográfico que ganhou grande relevância?
A UOL criou um infográfico simples, mas com dois temas muito relevantes: futebol e carros. Esse infográfico foi bastante compartilhado, tanto no Twitter quanto no Facebook (lembrando que esses números levam em conta apenas as pessoas que utilizaram os botões de compartilhamento). Como ele é animado, o internauta não consegue vê-lo no Facebook, por exemplo, então precisar acessar o site da UOL, logo o volume de acessos para o site aumenta.

Via: Uol

Com esse infográfico, a página conquistou o primeiro lugar na busca do Google, entre cerca de 5.510.000 resultados. 

Agora que vimos o poder do infográfico, vamos conferir algumas dicas de como criar um trabalho de qualidade e relevante para suas estratégias em SEO.

1 – Facilite a vida do usuário:
Botões de compartilhamento e o embed code do infográfico vão permitir que os usuários compartilhem seu infográfico com mais facilidade, além disso, gerará links para sua página.

 Via: ImovelWeb

2 – Tamanho não é documento:
Um infográfico não deve ser obrigatoriamente de um tamanho, já que tanto os grandes quanto os pequenos são compartilhados. Os infográficos grandes servem como um post completo, ou seja, não será preciso incluir mais informações escritas no post para que aquela informação seja válida para o internauta. Já um infográfico pequeno se ajusta melhor à maioria das telas, o usuário não precisara usar o scroll para ver o infográfico por completo e, além disso, são mais rápidos de serem lidos e assimilados.

3 – Seja simples se puder, mas complexo se necessário:
O ideal é que o infográfico seja simples e direto, mas nem todos os assuntos podem ser abordados dessa forma, por isso informações mais complexas são sim permitidas em infográficos, contanto que elas sejam relevantes para o público alvo do infográfico.

Via: Veja 

4 – Forma + conteúdo = ?
Forma e conteúdo devem ser trabalhados juntos no infográfico. Não adianta criar um infográfico chamativo se as informações contidas nele são batidas e pouco relevantes. E um infográfico com boas informações, mas mal construído dificilmente atrairá o internauta – ele até chamar a atenção, mas é provável que o usuário não compartilhe o conteúdo em suas páginas devido à sua aparência.

5 – Mãos a obra:
Infográficos mais simples podem ser criados facilmente com o auxílio de ferramentas online, como o PikToChart, que oferece uma maneira prática e rápida de criar infográficos. Você pode fazer uma conta gratuita e terá acesso a 5 layouts, com os quais poderá soltar a imaginação.

Via: PikToChart

O PikToChart pode ser uma ferramenta importante, porém ficar limitado a seus modelos e funções pode ser um risco. Afinal, os internautas gostam de novidade. Nesse sentido, a contratação de um designer é fundamental, já que ele é o profissional ideal para lidar com esse tipo de mídia, e poderá criar infográficos mais modernos, sofisticados e, o melhor, originais.

Enfim, na hora de criar um infográfico é importante pensar no usuário, no que ele precisa e no que é melhor para ele. A relevância e os links serão frutos de um trabalho bem feito e de internautas felizes.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.