Entrevista com o criador da rede “Ajude um Repórter”

Entrevista com o criador da rede “Ajude um Repórter”

Como prometido no post sobre como a rede Ajude um Repórter Funciona, aqui está a entrevista realizado com Gustavo Carneiro o idealizador do projeto.

Como surgiu a ideia de criar o “Ajude um Repórter”?

Gustavo – O Ajude um Repórter surgiu ao observar algumas iniciativas de comunicação de outros relações públicas, isso foi logo antes de eu retornar ao Brasil após quase dois anos fora. Minha intenção era me atualizar sobre o que estava acontecendo no mercado de comunicação e acabei encontrando no crowdsourcing uma ótima oportunidade.

A ideia de unir o repórter à fonte é bem simples, mas muito poderosa. O que eu faço no Ajude um Repórter torna a busca do jornalistas mais aberta e acessível, de forma que qualquer pessoa possa contribuir em material jornalístico em todo o país ou até fora dele.

Tudo começou efetivamente em março de 2010, pelo Twitter. Passei a agregar pedidos de repórteres em um só canal, de forma consistente, e o crescimento depois disso foi sempre orgânico.

Atualmente quantos são os jornalistas e fontes registradas no site?

Gustavo – Já são mais de 5.000 usuários cadastrados nesses quatro meses que o site entrou no ar e a proporção entre fontes e jornalistas ainda está bastante equilibrada. Com o tempo, acredito que a base de fonte ultrapasse em até três vezes a base de repórteres.

No Twitter passamos os 17.000 seguidores, mas ainda existe muito o que crescer.

Quais os próximos passos?

Gustavo – Os próximos passos envolvem o aprimoramento da usabilidade e monetização. Já colhemos muitos feedbacks sobre o que está certo e o que pode melhorar. Também vamos incluir alguns serviços adicionais que possam gerar receita e contribuir para a sustentabilidade da plataforma.

Como uma empresa pode se beneficiar do Ajude um Repórter?

Gustavo – Nem todo mundo entende de primeira a vantagem que uma empresa pode ter ao colocar seu nome de forma positiva em uma matéria, por isso nossos maiores usuários ainda são os comunicadores. Quando a sua empresa é colocada como fonte qualificada em uma matéria, isso pode contribuir enormemente para sua reputação, chamar a atenção de outras pessoas e até atrair clientes, entre outras oportunidades que se desenrolam desse relacionamento.

As grandes empresas contratam assessorias para ajuda-las nesse posicionamento em grandes jornais, revistas, TVs etc. No Ajude um Repórter, qualquer empresa, especialmente as micro e pequenas, que não possuem essa estrutura de comunicação, pode se posicionar em matérias de alcance nacional simplesmente respondendo a solicitações publicadas no site.

Imagine trazer atenção e mais clientes para a sua empresa apenas por compartilhar aquilo que você sabe e faz de melhor. Uma oportunidade assim pode mudar o futuro dos seus negócios e não tem custo nenhum.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.