Estratégia de Conteúdo: O Que É e Dicas para Maximizar o Alcance do seu Conteúdo

Estratégia de Conteúdo: O Que É e Dicas para Maximizar o Alcance do seu Conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo é a base para alcançar e conquistar o seu público de forma orgânica.

Afinal, em um mundo digital cada vez mais competitivo e movido por informações, conteúdos por si só não desempenham um papel tão certeiro em relação à promoção e divulgação da sua marca.

Assim, é preciso ter estratégias de conteúdo bem definidas e planejadas para o seu negócio.

Então, primeiramente, é fundamental entender que tipo de estratégia é o marketing de conteúdo para, então, conseguir desenvolver melhor seus objetivos, metas e necessidades nessa vertente do marketing digital.

Por isso, preparamos um conteúdo completo para você conseguir se aprofundar melhor no tema e colocá-lo em prática.

Vamos lá?

O Que É Estratégia de Conteúdo?

É um plano extenso que define como uma empresa ou indivíduo irá criar, publicar e distribuir conteúdo relevante e de qualidade para a sua audiência.

Assim, essa estratégia necessita de identificações claras de objetivos, públicos e temas chaves.

Além disso, irá desenhar e definir quais serão os tipos de conteúdos que serão publicados e, ainda, em quais canais serão divulgados.

Com isso, as estratégias de conteúdo tem o intuito de atingir determinadas metas, como aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, educar o público, fortalecer a autoridade no setor e, em última análise, impulsionar os resultados de negócios.

Que Tipo de Estratégia é o Marketing de Conteúdo?

Agora que você já entendeu de uma forma abrangente o que é uma estratégia de conteúdo, vamos falar dessa mesma tática só que como uma vertente do marketing digital.

Afinal, o marketing de conteúdo é um plano que se concentra na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e atrativo, para engajar e converter um público-alvo específico.

Assim, busca criar um relacionamento duradouro com os consumidores, tornando a marca uma fonte confiável de informações e soluções.

Isso ajuda a posicionar a empresa como uma autoridade em seu setor e a construir uma base de clientes leais.

Portanto, o marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve diversas etapas e abordagens, como:

  • Atração
  • Engajamento
  • Educação
  • Conversão
  • Fidelização

Ou seja, em resumo, é uma tática que abrange todas as fases do funil de marketing, desde a atração até a fidelização, com foco na entrega de valor e na construção de conexões genuínas com a audiência.

Como Criar uma Estratégia de Conteúdo?

Veja um passo a passo para criar uma estratégia de conteúdo eficaz, com um planejamento cuidadoso.

  1. Defina seus objetivos
  2. Conheça sua audiência
  3. Faça a pesquisa de palavras-chave
  4. Escolha os tipos de conteúdos
  5. Crie um calendário editorial
  6. Desenvolva um conteúdo de qualidade
  7. Otimize para os motores de busca (SEO)
  8. Planeje a distribuição e promoção do conteúdo
  9. Faça adaptações e ajustes de forma contínua
  10. Mensure os resultados

Quais são os Principais Tipos de Estratégias de Conteúdo?

Existem diversos tipos de estratégias de conteúdo, cada um com seu foco e abordagem específicos.

É importante lembrar que a técnica ideal dependerá do seu público, objetivos de negócios e recursos disponíveis.

Inclusive, muitas vezes, uma abordagem combinada de vários tipos de estratégias de conteúdo pode ser mais eficaz para atingir um público diversificado e alcançar seu propósito.

Então, veja quais são os principais:

  • Blogposts
  • Marketing de Mídias Sociais
  • Vídeos
  • Infográficos
  • E-books
  • Guest Posts e Publieditoriais
  • Curadoria de conteúdos
  • História de clientes

Estratégias para Maximizar o Alcance do Conteúdo: Confira as Nossas Dicas

Não tem coisa mais chata do que preparar um conteúdo com todo o carinho, publicá-lo e perceber que ele teve um alcance, no mínimo, decepcionante.

Afinal, uma coisa é fazer isso enquanto blogueiro despretensioso, e outra bem diferente é quando isso acontece com um cliente.

Mas, no fim das contas, todos nós queremos ser vistos, lidos, compartilhados, curtidos, retuitados e por aí vai.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na maximização do seu conteúdo!

Crie Conteúdo Compartilhável

Criar um conteúdo ou uma forma de divulgação que possa ser compartilhada pelo seu público é a chave para espalhá-lo pela web.

Isso vai desde ter os botões de compartilhamento no seu blog, até postar uma foto relevante na sua fanpage.

Falando com seu Público

Pense em quem é o seu público e no que eles querem de você (textos técnicos, imagens bonitas, vídeos de gatinhos e etc) e entregue isso a eles, mas sem abrir mão da qualidade, ok?

Isso tem a ver com planejamento de marketing de conteúdo pois, esses conteúdos abrem espaço para a interação e são super importantes. 

Inclusive, as pessoas podem não compartilhar de fato, mas os comentários são valiosíssimos.

Timing e Senso de Oportunidade

Se seu nicho trabalha com notícias ou qualquer tipo de novidade, é indispensável que o seu conteúdo esteja em dia ou, melhor ainda, à frente dos outros portais.

Pense comigo, se o seu site já tem pouca relevância (sem querer ofender) ele não pode se dar ao luxo de estar também atrasado, pois quando você finalmente tiver conteúdo pronto, todos seus leitores já terão visto tudo que precisam saber em outro portal.

No entanto, quando você tiver leitores fiéis, talvez esse quadro mude e eles pensem “opa, quero ver o que o blog do Fulano de Tal vai falar sobre isso”, o que é maravilhoso!

Mas, mesmo assim, não diminui a importância de produzir conteúdo pertinente, e não vai necessariamente aumentar seu alcance.

Além disso, é possível aproveitar os temas relevantes ou até mesmo os memes do momento de várias formas: em textos, vídeos ou uma arte, por exemplo.

Escolha bem seus Canais de Distribuição

Primeiramente, invista na distribuição do seu conteúdo nos canais onde o seu público-alvo mais frequenta.

O WhatsApp, por exemplo, está em primeiro lugar dentre as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 – relatório de fevereiro de 2023 produzido em parceria por We Are Social e Meltwater – .

No entanto, pode ser que a sua audiência esteja, em maior parte, no Instagram.

Para isso, é preciso que você tenha uma análise detalhada de quem é o seu público, quais são suas necessidades e anseios.

Por fim, adapte o seu conteúdo para cada plataforma e promova para maximizar o engajamento.

Utilize Ferramentas, mas não Abra Mão das Pessoas

O sucesso dos blogs/vlogs pessoais e das personas utilizadas por marcas (como a Magalu, do Magazine Luiza) demonstra que as pessoas valorizam essa interação humana com a empresa.

Assim, as ferramentas devem ser usadas, por exemplo, para agendar posts e medir alcances, mas sem substituir o social, que é importante tanto na hora de criar um conteúdo, quanto na hora de responder seus leitores.

Essa humanização é praticamente obrigatória para blogueiros, e extremamente aconselhável para empresas.

Publicação Regular e Engajamento com Comentários

É importante que você mantenha um cronograma consistente de publicação para manter seu público engajado e retornando regularmente.

Além disso, responda aos comentários e interaja com seus seguidores. Isso mostra que você valoriza seu público e pode estimular o compartilhamento.

Então, gostou das nossas dicas para alavancar o alcance dos seus conteúdos? Espero que te ajudem e, se você tiver alguma outra dica ou dúvida, não deixe de compartilhar aqui com a gente!

Se quiser saber mais sobre estratégias de conteúdo no meio do marketing digital e ter um planejamento personalizado para a sua empresa, preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato!

Imagens: Freepik

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.