Enlink

Como criar um anúncio no Facebook?

  • Por em 21 de setembro de 2011
  • Anunciar uma página no Facebook é uma das estratégias utilizadas para conseguir mais fãs em uma Fan Page ou mais visitantes em outro site. Mas esse processo, mais conhecido como campanha, não é tão simples assim.

    Antes de criar anúncios, ou seja, fazer campanhas no Facebook, é necessário prestar muita atenção, para que os resultados ocorram como esperado.

    A primeira dúvida que pode surgir é: como criar o anúncio?

    Caso seja um anúncio de Fan Page, o título será automaticamente o nome da página. Mas se houver interesse por parte do anunciante em utilizar outra url específica, é importante que ele seja sucinto e que chame atenção dos usuários, tendo, no máximo, 25 caracteres.

    Outro detalhe importante do anúncio é a descrição, cujo limite de caracteres é 135. Através deles, deverá ser apresentada uma pequena explicação sobre a página em questão, com o objetivo de convencer os internautas a fazerem uma visita e/ou curtirem o conteúdo.

    A última e não menos importante exigência é a foto. A imagem deve ser escolhida com muito cuidado e ter relação direta com o anúncio e com o conteúdo da página. Muitos usuários irão visitar a Fan Page justamente por causa da foto, que é, portanto, a última chance de convencê-los.

     

    Resolvi usar meu blog pessoal, Sonho de Banquete, para mostrar um exemplo real. As palavras “promoção”; “concurso”; “grátis” e afins também são ótimos chamarizes e devem ser aproveitadas, principalmente por páginas comerciais – e É claro que você já sabe disso!

    Com o conteúdo do anúncio pronto, é hora de decidir quem será o público alvo. É possível deixar um anúncio visível a todos os membros do Facebook. Entretanto, o mais recomendável é especificar, ou melhor, direcionar o anúncio para determinado grupo de pessoas.

    Por exemplo, a empresa CM Photography decidiu que seus anúncios apareceriam apenas para mulheres, noivas, entre 24 a 30 anos. Essa decisão fez com que 60% das pessoas, das que visualizaram o anúncio, acessassem a homepage da empresa – que teve um aumento considerável de clientes qualificados e interessados em mais informações.

    Na imagem abaixo, você pode observar o Alcance Estimado para o meu anúncio. Escolhi pessoas que provavelmente tenham afinidades comigo, ou seja, brasileiros, homens e mulheres, entre 18 e 30 anos, que estejam cursando o ensino superior e que sejam solteiros.

    Para isso, basta clicar no sinalzinho de [+] “Mostrar opções de direcionamento avançado”. Assim, meu anúncio alcançará aproximadamente 122.140 pessoas. Esse número chegaria a 21.881.620 caso essas especificações não fossem escolhidas.

    Aí você pergunta: “por que querer atingir menos pessoas?!”. E eu digo que quando se trata de clientes qualificados, não procuramos por número e sim por qualidade. NÉ.

     

     

    Depois dessas decisões tomadas, chegamos à parte mais difícil: o cuidado com os gastos. Todo anúncio no Facebook precisa ser pago. A empresa citada como exemplo, a CM Photography, investiu $600 em propagandas no site e gerou uma receita de $40.000 durante o período de 12 meses.

    Certo… como funciona?

    Os pagamentos são feitos de acordo com a média CPC (custo médio por clique) ou média CPM (custo médio por milhares de impressões – no caso, visualizações). Uma dessas opções deverá ser escolhida durante a criação do anúncio. Ambas as médias aparecerão nos relatórios de receitas, mas o anunciante só irá pagar pela média escolhida.

    O custo médio por clique é calculado com a seguinte “fórmula”: custo do anúncio dividido pelo número total de cliques que recebe durante a campanha. Já o custo médio por visualizações é o resultado da divisão do custo do anúncio pelo número de vezes que ele é exibido.

    Ao gerar um anúncio, o anunciante irá escolher o valor máximo que está disposto a pagar por clique (ou por visualização) e esse valor é que determina a força do anúncio. Para que seja possível anunciar no Facebook, o sistema de leilão do site escolhe as melhores campanhas, baseando-se nos valores de seus lances máximos e desempenho.

    Na hora de completar esse campo, o site apresenta o valor de um “lance sugerido”, que é o valor que está ganhando o leilão naquele momento entre anúncios semelhantes – também é importante saber que um anúncio dificilmente irá aparecer se não cobrir o valor do lance sugerido.

    Para calcular o valor máximo que deseja gastar por dia, basta multiplicar o valor dos cliques pela quantidade de cliques que deseja receber por dia.

    Suponhamos que uma empresa deseja pagar $1 por clique e quer receber até 10 cliques por dia, logo o valor diário será $10; durante 30 dias o custo do anúncio será de $300, sendo este o valor máximo a pagar, e assim que seu anúncio chegar a esse valor ele irá desaparecer. Existe ainda opção de escolher um valor vitalício, válido durante toda a campanha.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Não entendi nada!

    Calma, do começo: a primeira coisa a fazer é escolher o valor do lance, que deve ser entre os valores sugeridos, ou acima. No meu anúncio, os valores sugeridos por CPC são $1,30 – $2,27. Eu escolhi $2,30 (acima do sugerido, Rá!).

    Quero receber no máximo 10 cliques por dia, então, meu gasto diário será $23. Durante um mês, que é a duração do meu anúncio, irei investir $690. Se, por acaso, em dois dias eu receber 300 cliques, minha campanha será encerrada, porque atingiu o valor máximo. Agora, se em um mês não chegar a esse o número de cliques, o anúncio continua.

    Os valores por visualização (para o meu tipo de anúncio) estão entre $0,56 e $0,98, mas muitas pessoas olham os anúncios e não procuram o produto nem se interessam mais pelo assunto. Além de que 690.000 “impressões” totais – pagando $1 por impressão (acima da sugestão de novo!) –  durante a campanha permite que o anúncio apareça em média cinco vezes para cada um dos escolhidos como meu público alvo. Resumindo, a opção CPM é menos eficiente para mim, já que minha intenção é direcionar pessoas para meu blog.

    Por isso, se o objetivo é obter mais fãs no Facebook sugiro optar pelo CPC, pois assim o anunciante irá pagar por um anúncio que fez com que o usuário, de fato, acessasse a Página de Fãs ou conhecesse  o produto oferecido, caso não venha a curtir a página.

    Existe a possibilidade de aumentar o valor da campanha. Também é possível que alguns créditos de propaganda sejam re-enviados ao anunciante, caso sejam invalidados alguns cliques, por exemplo.

    E, todas as outras informações sobre valores podem ser modificadas, de acordo com o desempenho da campanha. Além disso, é recomendado que o anúncio também seja revisado, reestruturado e atualizado a cada dois dias, para que não se perca a novidade da propaganda.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Quem quiser saber mais, pode acessar a página do Facebook que mostra cases de sucesso e dá mais dicas para criar os anúncios: Anúncios no Facebook.

    É isso, pessoal. Espero que todos tenham muito sucesso com a criação de suas campanhas! 

    Posts relacionados:
    Dicas de marketing digital para pequenas empresas
    Dia desses, em um bate papo aqui na agência conversávamos de como é notória, atualmente, a busca e curiosidade de pequenas e médias empresas pelo marketing digital, pois independente de ...
    Leia mais
    Crises nas redes sociais, você está fazendo isso certo?
    Aumentar a visibilidade de empresas e marcas é uma das principais vantagens das redes sociais. Produzir um conteúdo que gere comoção e se espalhe como vírus, um dos sonhos de ...
    Leia mais
    SEO para o Facebook: você está fazendo isso certo?
    A prática de SEO no Facebook tem se mostrado uma estratégia muito importante, tendo em vista que a rede é considerada a segunda maior em cadastro de empresas que atuam no meio ...
    Leia mais
    Como produzir conteúdo de qualidade para SEO
    A definição mais simplista de SEO todos nós já conhecemos: a utilização de técnicas para manter o seu site no topo da lista entre os mais visitados do Google e ...
    Leia mais
    Orkut Bloqueia Links para o Facebook
    Poucos dias depois de escrever um post sobre o Orkut sentir-se ameaçado pelo Facebook, tentei atualizar os links da página do perfil da Enlink no Orkut e me deparei com ...
    Leia mais
    Imagem no Facebook: qual sua verdadeira importância?
    Dia após dia novas funcionalidades nas redes sociais são criadas para aprimorar ações e relacionamentos. Ou senão, funções já conhecidas e bastante usadas passam por atualizações - e os usuários ...
    Leia mais
    Ferramentas não fazem milagres, mas ajudam. E muito!
    Durante um bate papo informal, quando mencionamos alguma marca ou empresa, perguntar se a mesma possui uma Fan Page se tornou praticamente inevitável. E se a resposta não vem, vamos ...
    Leia mais
    E aí, Orkut ou Facebook?
    Quando criei um perfil no Facebook, há 3 anos, uma amiga me encontrou por lá e deixou a primeira mensagem do meu wall: "A troco de que você fez ...
    Leia mais
    Fan Page: você está fazendo isso certo?
    As redes sociais são as principais pontes de relacionamento entre empresas e clientes. Por meio delas, o público alvo potencial conhece, fideliza o relacionamento, tira dúvidas e até reclama dos ...
    Leia mais
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta de inspiração
    A importância da criação de conteúdo de qualidade já é um assunto inquestionável. As dúvidas, porém, começam a surgir quando a tão dilaceradora “falta de inspiração” dá as caras e atrapalha o ...
    Leia mais
    Dicas de marketing digital para pequenas empresas
    Crises nas redes sociais, você está fazendo isso
    SEO para o Facebook: você está fazendo isso
    Como produzir conteúdo de qualidade para SEO
    Orkut Bloqueia Links para o Facebook
    Imagem no Facebook: qual sua verdadeira importância?
    Ferramentas não fazem milagres, mas ajudam. E muito!
    E aí, Orkut ou Facebook?
    Fan Page: você está fazendo isso certo?
    Dicas para levantar pautas: diga adeus à falta

    Tags:
    9 Comentários
    • Elvis Azevedo on novembro 20, 2011

      O Facebook é uma maquina geradora de tráfego qualificado funciona muito bem.

    • Raoni Franco on novembro 24, 2011

      Obrigado pela dica dos termos de uso. O grande problema é que o Facebook não verifica (e nem tem como verificar) se você possui direito sobre aquela imagem/marca que está anunciando.

      Acompanharei o blog sim! Gostei muito do conteúdo.

      • Bruna Bechlin on novembro 25, 2011

        Não tem como saber se eles verificam ou não isso, então o que podemos fazer é denunciar o anúncio, acredito que essa atitude tenha uma resposta positiva para os usuários. Então, é isso aí, caso encontre um anúncio inadequado, denuncie sem medo!

    • laila on julho 11, 2012

      vc eh uma fofaaaaaaa
      otimas dicas e passo a passo
      obrigada
      =)

    • danylo on dezembro 6, 2012

      oi,to com dificuldade em colocar a duração pq queria um mes,,as quando coloco inicio 7-12-12 e termino 7-01-2013 quando clococo revisar anuncio pra ver se ta tudo certo ,ai muda a data de inicio que nao tem nada ver pra 8-12-2011, oque faço?
      quero gastar 150 reais no mes coloquei por dia 5,00 e por clic 0,50..

      • Manuela Sanches on fevereiro 27, 2013

        Oi Danylo! As datas das campanhas são no padrão utilizado nos EUA (mm/dd/aa), então pode ser por isso que está dando erro. Abs

    • Wanessa on junho 15, 2013

      Bom dia Bruna.
      Adorei seu blog,as informaçoes, tudo!
      Tenho uma dúvida, como é feito esse pagamento?
      Cartao de crédito? Paypal?

      Bjss

      • Manuela Sanches on junho 21, 2013

        Oi Wanessa! Você pode pagar com cartão de crédito, débito ou Paypal. Abs!

    • Bruna Bechlin on novembro 22, 2011

      Olá Raoni, obrigada pelo comentário.

      Essa ação que você me apontou pode até converter alguns fãs, mas não serão usuários de qualidade, pois não estarão curtindo a página anunciada pelo produto oferecido, e sim por outro motivo não relacionado. Quem trabalha com marketing no Facebook sabe (deveria saber) que o objetivo de anunciar no site (ou em outras redes sociais) é ter clientes qualificados, que interajam com a marca.

      Agora, sobre os termos legais, pesquisei nos Anúncios do Facebook (no link: https://www.facebook.com/terms.php) e lá diz que: “Se você for publicar anúncios em nome de outra pessoa, precisaremos ter a certeza de que você tem permissão para tal, incluindo o seguinte: Sua garantia de que possui autoridade legal para vincular o anunciante a esta Declaração. Seu consentimento de que, caso o anunciante que você representa viole esta Declaração, podemos responsabilizar você por essa violação”. Ou seja, se existe essa autorização, tudo bem. Se não, estão correndo o risco de terem o anúncio cancelado pelo Facebook a qualquer momento.

      Em resumo, essa estratégia é errada e pode/deve ser denunciada. Isso é possível clicando no “x” ao lado do anúncio. Talvez assim seja possível diminuir essa “estratégia de marketing”.

      Obrigada pela visita, continue acompanhando o blog!

    Escreva seu comentário